Em 19 de julho aconteceu na sede da CREMERJ (Conselho Regional de Medicina do RJ, em Botafogo), a 256ª reunião da ABRAMES – Academia Brasileira de Médicos Escritores. Abertura: “Palestra de Saudação: Walt Whitman”, proferida pela professora Cecy Barbosa Campos – MG.

De pé e com elegância, a professora encantou a todos pela riqueza dos detalhes da vida e obra do escritor. Na sequência tivemos a palestra do presidente e Acadêmico Emérito Leslie Aloan com o tema “A Medicina e a Literatura”, que mostrou o quanto a medicina está ligada a literatura.

Em seguida aconteceu a solenidade de posse de membro honorário: Ana Maria Tourinho (natural de Belém do Pará, radicada no Rio), professora, escritora, poeta. Sua apresentação ficou a cargo do Dr Hugo Myiahira, (amigo pessoal da homenageada), que fez um passeio pela vida da nova acadêmica, possibilitando aos presentes conhecer um pouco da trajetória de Ana Maria. No discurso de posse, além de agradecer a indicação, feita pela vice-presidente Drª Juçara Valverde, Ana Maria também agradeceu o apoio e incentivo de seu esposo, Dr Euderson Kang Tourinho, (professor titular da UFRJ). Emocionada, assinou o termo de posse e recebeu orquídeas da primeira dama da Academia Srª Cristina Peribanez Aloan.

Abílio Kac, Fátima Almeida,. Ana Maria Tourinho, Cristina Peribanez Aloan

No momento da Tertúlia foram declamadas poesias e trovas pelos presentes, que receberam certificados de participação. As apresentações musicais ficaram a cargo da acadêmica Angela Guerra, que nos brindou com sua linda voz interpretando canções em inglês e francês, acompanhada pelo violonista Antônio Moreira. O Dr Euderson Tourinho executou lindas melodias com sua gaita, encantado a todos. Muitos cumprimentos, fotos, e um delicioso coquetel de confraternização encerraram o evento.
Foi uma tarde-noite, alegre e descontraída, com a presença de acadêmicos, familiares, amigos e admiradores da renomada Academia.

Citando Cora Coralina: Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina e honrada por fazer parte também desta entidade no quadro honorário, encerro esta matéria desejando vida longa a ABRAMES.