Até 11 de novembro, a Praia de Copacabana recebe o Espaço Boti Recicla, que reúne sustentabilidade e diversão. A ação é promovida pelo O Boticário e convida os cariocas e turistas a refletirem sobre a destinação adequada de embalagens vazias de cosméticos, enquanto aproveitam atrações variadas para entreter o público. A participação é franca, mediante entrega de um frasco vazio de qualquer produto de beleza, higiene ou garrafa PET.

Dentre os atrativos, estão uma piscina de bolinhas para a família toda brincar junto, além de uma pista de skate feita com materiais certificados. Não é necessário levar o próprio equipamento: há diversas unidades, fabricadas com bambu biodegradável, disponíveis para empréstimo. Além disso, em horários específicos, o grupo Eco Garopaba e a Stand UPet oferecem oficinas de construção de pranchas de surf e stand-up paddle com materiais reciclados. Após a confecção, os participantes seguem para o mar, onde ganham uma aula experimental.

Outra solução sustentável oferecida pelo Espaço Boti Recicla será a mobilidade. Serão emprestadas bicicletas personalizadas com a marca O Boticário para o carioca se locomover pela orla. Basta levar uma embalagem vazia de qualquer produto de beleza, higiene ou garrafa PET e um documento com foto para ganhar 30 minutos de passeio grátis. Posteriormente, as bikes serão doadas para a Raff Giglio, do Vidigal, que também vai receber os skates de bambu utilizados na pista.
O espaço terá ainda um palco com shows gratuitos nos fins de semana, além de rodas de conversa sobre sustentabilidade com especialistas sobre o assunto e uma oficina de construção de instrumentos musicais com materiais reciclados realizada pela Lata Doida. Outra oficina, de artesanato, é oferecida pela Organização Cultural de Arte e Integração Social (Ocais), que utiliza garrafas PET em suas ações. O resto do material coletado será, posteriormente, doado para a Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (Coopama), responsável pela gestão dos resíduos

Serviço:

Espaço Boti Recicla

Praia de Copacabana, Posto 2 (em frente à Avenida Princesa Isabel)

De terça a sexta, das 9h às 18h. Sábados e domingos, das 9h às 19h

Para participar das atividades, basta levar uma embalagem vazia de qualquer produto de beleza, higiene ou garrafa pet.

Programação dos sábados e domingos (sujeita a alterações):

Das 9h às 10h: oficina da Ocais;

Das 10h às 10h30m: roda de conversa O Boticário (palco);

Das10h10 às 10h20m: brincadeira na piscina de bolinhas;

Das 10h30m às 11h: palestra Ecogaropaba / Stand Upet (tenda);

Das 11h às 12h30m: oficina Ecogaropaba

Das 12h40m às 12h50m: brincadeira na piscina de bolinhas;

Das 14h às 14h30m: roda de conversa O Boticário (palco);

Das 14h30m às 15h50m: oficina Lata Doida (palco);

Das 15h40 às 15h50: brincadeira na piscina de bolinhas;

Das 16h às 17h: oficina da OCAIS;

Das 16h30m às 18h: apresentação musical da Lata Doida.

*De terça a sexta, programação reduzida, a consultar no local