Luisa Lins

     No mês de setembro, o Sesc Copacabana recebe “A Biblioteca à Noite”, exposição que trás uma ideia de imersão, realizada pelo diretor canadense Robert Lepage e a Companhia Ex Machina. Com entrada gratuita, o visitante precisa se cadastrar previamente no site.

     O nome foi criado inspirado no homônimo do escritor Alberto Manguel, associando a leitura ao período da noite como um bom momento para fazê-la. A exibição é realizada em homenagem a comemoração de dez anos da biblioteca do Arquivo N no Canadá.

    Através de uma experiência virtual e cinematográfica, a proposta é oferecer aos visitantes uma vivência por meio do uso da tecnologia, conhecida como 3D 360º. A ideia é fazer com que o público passe por uma viagem de Saravejo até a Cidade do México, atravessando diversos locais como a biblioteca de Alexandria e mais dez outras reais ou imaginárias.

     O local onde acontece a exposição está dividido em diversos ambientes. Um deles é a reprodução da biblioteca francesa do escritor Alberto Manguel, permitindo que o público se insira em seu universo enquanto se acostuma à relativa escuridão que caracteriza a exposição. A segunda sala, uma floresta, contrasta com as demais, pois é um ambiente que faz com que o visitante se sinta ao ar livre, pela abrangência da natureza. Nos espaços,usando óculos de vídeo tridimensional, as pessoas são transportadas para uma realidade virtual.

    A gerente da cultura do SESC Copacabana, Márcia Rodrigues, conta que pretendem atingir todo cidadão carioca e fluminense. Apenas as crianças a partir de 10 anos ainda não podem participar, por uma questão técnica do óculos tridimensional.“A exposição é realizada para que o público entenda através de uma realidade virtual, tão presente nos dias atuais, a importância das bibliotecas na história da humanidade, não como lugar de livros velhos, e sim como ambiente de conhecimento”, finaliza.

Serviço:

Temporada: de 12 de setembro a 26 de janeiro de 2020

Dias e horários: terças feiras (exclusivas para agendamento) a domingo- das 9h30m às 20h

Entrada: Gratuita ( agendamento pelo site http://www.sescrio.org.br/ )

Endereço: Sesc Copacabana- Rua Domingos Ferreira, 160

Classificação etária: 10 anos