Luiza Lunardi

     Em cartaz até o dia 25 de agosto, a exposição “Duo” leva pinturas e fotografias de Ipanema para a Casa de Cultura Laura Alvim. A mostra é fruto da parceria entre o artista norte-americano John Nicholson e a curadora de arte Vanda Klabin, amigos desde a década de 1980, que se unem profissionalmente pela primeira vez. Com cerca de 50 obras e texto de apresentação do jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, “Duo” pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 13h às 20h.

Pintura de John Nicholson

     Há mais de 40 anos no Brasil, John Nicholson tem as praias da Zona Sul da cidade como principal cenário de seus quadros. “Gosto de observar o Rio de Janeiro e sua luminosidade intensa, com seus ritmos barulhentos e vitais”, conta. Neste novo trabalho, ele traz sete pinturas em acrílico , da série “Abstratos Líricos”, e também aquarelas da série “A Rita levou…”, inspirada na jornalista Rita Capell. “Retrato a nova garota de Ipanema, agora madura, independente, que curte o sol, mas trabalha e decide o próprio futuro”, explica.

    Uma das principais curadoras do país, Vanda Klabin nasceu em Ipanema, bairro em que passou parte da infância. Voltou a viver na região na década de 1990, de onde fotografa quase diariamente de sua janela o amanhecer e o entardecer na praia. Esses registros informais, que até então figuraram apenas em seu instagram, são apresentados ao público pela primeira vez em “Duo”. “É um olhar quase cotidiano, uma imersão na beleza convulsiva da paisagem”, afirma. Para ela, seus retratos conversam diretamente com a pintura. “O pensar fotográfico se confunde com o pensar pictórico”, finaliza.

Serviço:

Duo”, uma exposição de John Nicholson e Vanda Klabin

Apresentação: Joaquim Ferreira dos Santos

Visitação: 31 de julho a 25 de agosto – terça a domingo, das 13h às 20h

Local: Casa de Cultura Laura Alvim – Av. Vieira Souto, 176, Ipanema. Tel: 2332-2016.