Luisa Lins

O Festival Carioca de Poesia, produzido anualmente pelo grupo Poesia Simplesmente, se reúne há 21 anos no Teatro Gláucio Gill e ganha nova edição em 2019. Dessa vez, o evento acontece entre 29 de outubro e 3 de dezembro, sempre às terças, das 18h30m às 20h30, no Teatro Glaucio Gill, novamente encenando espetáculos poético-teatrais e reunindo intérpretes em performances variadas.

Marcando a abertura, os organizadores realizam um passeio pelo calçadão de Copacabana no dia 22 de outubro, onde promovem um sarau em movimento. Nele, haverá sorteio de livros, apresentação de umbigada poética, uma dança afro-brasileira, leitura de poemas e cantoria. A concentração está marcada para às 10h, em frente à estátua de Dorival Caymmi, no Posto 6. É previsto que a caminhada siga até a estátua de Carlos Drummond de Andrade, onde será feita uma homenagem ao poeta e ao agitador cultural Paco Cac.

Um dos seis coordenadores do Poesia Simplesmente, José Manuel Diaz diz acreditar nesse projeto por ele proporcionar oportunidades a todas as pessoas, independente de serem iniciantes no meio artístico ou nomes consagrados. Ele destaca ainda o grande número de pessoas com necessidades específicas que ganham espaço ali: “Nosso encontro não é focado neles, mas os recebemos também com muita alegria”, conta. Há alguns meses, o programa firmou parceria com o movimento “É Nós Na Fita”, que promove o concurso “Garoto e Garota Down”, o que agradou bastante Diaz: “A diretora, Cheila Felton, se juntou a meu grupo e juntos, possibilitamos que essas pessoas mostrem todos os tipos de expressão artística”, finaliza o coordenador.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3245-6600, 97529-4983 e 97624-1280 .