O grupo “Curta Com Teatro” lançou, no Youtube, o “Minuto Corona”, uma série de vídeos com mensagens otimistas. Cada produção tem duração de cerca de 1 minuto e transita por assuntos diversos, sempre com a proposta de levar positividade ao público. A temporada segue recebendo novos episódios até 1º de dezembro, data planejada para o último ir ao ar. Até lá, os uploads acontecem sempre às terças-feiras, às 11h, em www.youtube.com/CurtaComTeatro.

A ideia surgiu da necessidade dos próprios componentes se sentirem bem, no começo da pandemia. “A gente continuou ensaiando, mas estava tudo tão imprevisto… Ninguém sabia quanto tempo ia durar. Havia muita coisa negativa. Eu estava ficando ‘deprê’ com mensagens de mortes na Itália, na Espanha, aí o vírus chegou nos EUA, começou a morrer mais gente… Chegou numa hora que a companhia não aguentava mais ouvir aquilo! Surgiu, então, a ideia de transmitir mensagens positivas”, explica a atriz Hissa de Urkiola.

Como a temporada 2020 do “Curta Com Teatro” estava com todas as apresentações agendadas, o grupo já tinha levantado apoio financeiro da Poupex, que aprovou a nova proposta como substituição às apresentações marcadas. “Eu sabia que não teria teatro nesse ano. Ouvi que, na China, haviam reaberto eles e os cinemas, mas ninguém ia. As pessoas estavam traumatizadas”. Nesse contexto, partiu de Hissa a ideia de algo que contrabalanceasse as notícias negativas e levasse otimismo ao público. “

Os vídeos são estrelados pela artista e mais três atores: Aline Alesiée, Dionis Tavares e Ruan Calheiros. A edição fica por conta do designer Reichan Calheiros, responsável também por orquestrar todas as ideias. Os cinco mantém um grupo onde discutem cada produção e, na medida em que as inspirações surgem, elas são gravadas e os vídeos, hospedados em um servidor em nuvens, permitindo que todos assistam e palpitem sobre aquela ideia. “A proposta é bem dinâmica e com muita comunicação, já que a gente não se viu esse tempo todo”.

Visando integrar ainda mais o público, cada capítulo é legendado em português, inglês, francês, alemão, italiano e japonês. Cabe também a Hissa desempenhar esta etapa da produção: ela domina todos os idiomas, menos o último, que ainda estuda – por isso, cabe a uma voluntária ajudá-la nessa questão. Com esse artifício, as visualizações alcançaram países diversos, inclusive o Japão. “Nosso trabalho, agora, ultrapassa as fronteiras de tempo e espaço! Os vídeos podem ser vistos a qualquer momento e em qualquer lugar!”, comemora a atriz.