O livro “Conversa de Botequim – Crônicas do Barão do Posto 6”, lançado pela Editora Posto Seis em 2004, acaba de ganhar nova edição impressa. Os exemplares podem ser adquiridos exclusivamente em www.clubedeutores.com.br e inaugura um novo modelo de publicações impressas sobre demanda. Outros títulos esgotados devem ser relançados em breve, como o guia “Rio Turístico” e a coletânea de poesias “Eternamente Copacabana”, que comemorou os 120 anos do bairro, em 2012.

    “Barão do Posto 6” foi uma coluna que estreou no Jornal Posto Seis em julho de 1999 e que fez muito sucesso durante anos. Seus textos trazem recortes de cenas cotidianas de botequins da cidade, representando um retrato da boemia tão característica do carioca. A primeira edição virou artigo de colecionador há mais de uma década e, diante da intensa procura desde então, finalmente foi produzida uma nova, com a capa modernizada (mas mantendo a pintura do personagem-título, imortalizado pelos pinceis do artista plástico Albery) e texto revisado e atualizado, mas sem manter a essência que conquistou tantos leitores.

     O livro está disponível apenas para compras online em www.clubedeautores.com.br nos formatos físico e ebook. Através da plataforma, os exemplares são impressos na medida em que são encomendados, simplificando o processo de publicação para o autor, que, dessa forma, se isenta da preocupação com essa etapa da produção, considerada por muitos o principal obstáculo. O prazo de entrega varia conforme o frete escolhido e o CEP do destinatário.

    Os demais títulos da Editora Posto Seis também serão disponibilizados nos mesmos moldes, em breve. O próximo a voltar às prateleiras (agora digitais) será o guia Rio Turístico, de 2014. O material, bilíngue, faz muito sucesso entre os visitantes do Rio. A nova edição também será atualizada com a inclusão de atrativos que surgiram desde então, como o Museu do Amanhã e os painéis do grafiteiro Kobra, ambos nas imediações da Praça Mauá, e de outros que se popularizaram nos últimos anos devido às redes sociais, como o Parque Lage, no Jardim Botânico, e a Pedra do Telégrafo, em Guaratiba. As informações de utilidade pública, como onde adquirir um cartão Riocard nos pontos de entradas da cidade e usar o VLT, também serão revistas, a fim de simplificar a estadia e esclarecer possíveis dúvidas.

    Em seguida, será a vez de “Eternamente Copacabana”, uma antologia inicialmente editada em 2012 como parte da comemoração dos 120 anos do bairro. Na data, o livro somou-se à exposição realizada no Forte de Copacabana, na qual diversas telas foram apresentadas. Algumas delas ganhou espaço no livro, que traz ainda poesias sobre a região escritas por leitores do Jornal Posto Seis e enviadas para compôr o material. A nova edição deverá ser impressa em novo formato, tornando-a mais prático para os leitores.

    Em breve, o serviço de editoração de títulos independentes será ofertado a autores tanto por materiais inéditos como esgotados, a partir de arquivos de texto digitalizados. A novidade, ainda em fase de teste, trará novas possibilidades aos escritores, que poderão ter seus títulos lançados a baixo custo, através no novo modelo de impressão sobre demanda.