Luisa Lins

     O V.M. Logos Hope, a maior livraria flutuante do mundo, chega ao Rio dia 19 de setembro, no Píer Mauá, Centro. Os livros disponíveis, que engloam diversos gêneros, podem ser adquiridos em em vários idiomas. Além do ambiente de leitura, o navio conta com outros espaços interativos e uma cafeteria para o público. A entrada custa R$5 por pessoa, mas é gratuita para crianças com menos de 12 anos, idosos com mais de 60 e escolas e ONGs previamente cadastradas.

     A livraria a bordo do navio possui mais de 5.000 títulos de livros diferentes, com uma variação extensa de gêneros incluindo ciência, esportes, hobbies, culinária, artes, saúde, idiomas, questões familiares, literatura cristã, atlas e muito mais, além de livros infantis. “A ideia de atracar no Rio de Janeiro encanta a todos nós, minha expectativa é alta e esperamos que os cariocas aproveitem”, analisa uma tripulantes do navio e coordenadora do projeto, Raquel Menezes.

   Raquel explica que a escolha de cada parada é um processo complexo. “O planejamento da equipe dura dois anos. Vamos aos locais verificar a profundidade do espaço para analisar se há possibilidade (de ancoragem). Além disso, realizamos reuniões com o governo dos países a fim de apresentarmos o projeto e, por fim, se for possível, o instalamos”, afirma. Após a chegada, há preocupação de levar livros para crianças em orfanatos, muitas vezes impossibilitadas de irem até a embarcação. “Nossa ideia é incluir todos para conhecer um trabalho que incentiva a leitura e o conhecimento nos países e cidades em que circulamos”, completa.

      O V.M Logos Hope é operado pela GBA Ships, uma organização internacional de origem cristã e sem fins lucrativos. Pelo Brasil, já circularam anteriormente três navios: o Logus 1; o Duma, que já esteve no Rio de Janeiro; e o Logus 2. Desde 1970, a organização recebeu mais de 46 milhões de visitantes em mais de 160 países e territórios em todo o mundo. Para mais informações, acesse a página do facebook: Logos Hope (Rio de Janeiro) e o instagram: @logoshope.riodejaneiro

Funcionamento: de terça a quinta, das 10h às 20h; sextas e sábados, das 10h às 21h; domingos, das 14h às 20h. A livraria não funciona às segundas. Excepcionamente no dia 19 de setembro, o atendimento é restrito das 14h às 20h.