O 31ª Salão de Alunos da SBBA – Novos e Novíssimos, promovido pela Sociedade Brasileira de Belas Artes (SBBA), foi um sucesso. A mostra reuniu 109 telas e quatro esculturas de artistas entre cinco e 98 anos, todos os alunos da própria instituição ou de ateliês de antigos estudantes. A premiação aconteceu na própria sede, no Centro, na tarde de 7 de novembro, reunindo um enorme número de participantes.

A cerimônia foi mediada pela presidente da SBBA, Therezinha Hillal, que a iniciou exaltando o passado do prédio, o histórico Solar do Marquês de Lavradio, erguido em 1777 como residência do então vice-rei do Brasil, no contexto da mudança da capital para o Rio. O endereço, cedido ao grupo que atualmente o ocupa há 52 anos, também sediou o 1º Tribunal de Justiça do Brasil (fundado por D. João VI), o Senado Federal, o Ministério de Relações Exteriores, o Instituto Félix Pacheco e o extinto Departamento de Ordem Política e Social, além de também ter servido de moradia para Duque de Caxias e Ruy Barbosa (antes de este ocupar o palacete que leva seu nome em Botafogo).

Therezinha destacou ainda a recente restauração promovida pelo Inepac e pela Petrobras, que ajudou a preservar o imóvel que é a segunda moradia mais antiga da cidade ainda de pé (mais recente apenas que o Paço Imperial). A apresentação do espaço foi encerrada com um convite para o público visitá-lo às quintas-feiras, quando o museu é aberto a visitação. Em seu acervo, há até uma tela de Portinari, um dos mais célebres.

Em seguida, foram entregues nove diplomas a pessoas consideradas amigas eternas da instituição. Foram elas os artistas plásticos Jeferson Maia, Leda Miranda, Nancy Cury, Maria José Lago, Nancy Pitta,Teruco Monteiro e o jornalista Mauro Franco. Em seguida, foram reconhecidos os beneméritos da casa os também artistas Luiz Carlos Batista e Márcio Verde – este, na mesma data, foi empossado diretor administrativo da SBBA.

A solenidade foi encerrada com a entrega das 55 medalhas aos participantes. Eles eram ou estudantes dos cursos oferecidos pela casa ou de ateliês cujos professores são ex-alunos do espaço. “Todos foram premiados a título de estímulo ou merecimento”, explica Therezinha, destacando que todos saíram satisfeitos com o reconhecimento.