Luisa Lins

     O Patrimônio Cultural Carioca homenageou o locutor e cantor Paulo Monte, em 18 de setembro. Neste dia, familiares e amigos foram ao prédio que foi seu último endereço, no Catete para consagração. Ele foi escolhido por sua participação em diversos programas de rádio.

     Participou de locuções nos seguintes programas: “Assim é Hollywood” ( rádio Jornal do Brasil), “Rodando com a música” (rádio Eldorado),“Quem manda é o cliente” (rádio Eldorado) e “Sinceramente seu” (rádio Eldorado). Além desses, também cantou em rádios como a Mayrink Veiga, Cruzeiro do Sul e Educadora.

   O projeto é criado em parceria com o Instituto Funjor e a Prefeitura do Rio, e organizado através do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). Ele é idealizado a fim de homenagear pessoas já falecidas, emissoras, empresas ou locais que tenham sua história ligada ao rádio. O circuito é dividido por fases e já está na terceira . São cinco participantes por vez e as votações são realizadas através do e-mail da Funjor.

    Paulo Monte foi casado e quem o homenageou foi sua esposa, Sonia Monte, que agradeceu a presença de amigos e conhecidos de Paulo no edificío do Catete, onde Montes morou pela última vez. “Meu marido foi muito importante na área artística, além de sua participação em diversas rádios, ele atuou em novelas e era muito ligado nesse ramo. Decidimos instalar a placa em sua homenagem, porque ele merece. Acredito nesse projeto pois além de Paulo, existem outros participantes que também devem ser consagrados ”, relata.

     Nomes que receberam homenagens são o maestro Villa-Lobos, a cantora Emilinha Borba, a cantora Dalva de Oliveira, o pianista Waldir Calmon e tantos outros. O vice presidente do Instituto Funjor, Luiz Murillo Topias auxilia na instalação das placas que são colocadas nos logradouros e explica que a ideia central é a de valorizar um meio de comunicação que foi muito importante no Brasil durante muitos anos. “É preciso resgatar esses profissionais do rádio entre as décadas de 1940 e 1950, por esse meio dessa comunicação ter sido de abrangência nacional ”, completa.

    O custo para inscrever o homenageado no projeto é de R$10,00 e o contato é feito pelo e-mail funjortv@gmail.