Editora Posto Seis

Editora Posto Seis
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1.133 loja 111
Cep. 22070-010 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2523-7853 - Fax: (21) 2521-9597

Editorial | Publicidade | Jornais de Bairros | Mapa Turístico | Contato

Jornal Posto Seis

Edição 456. Clique para ampliar...

Especiais Posto Seis

Edição 2015 - Natal. Clique para ampliar...

Jornal Via Ipanema

Edição 112. Clique para ampliar...

Jornal Via Flamengo

Edição 118. Clique para ampliar...
SurfRio
Solar Meninos de Luz

Arpoador

O Arpoador é a região localizada entre Copacabana e Ipanema, que compreende a praia e a pedra homônima, a Praia do Diabo e o Parque Garota de Ipanema. Local muito frequentado por turistas, é mundialmente conhecido pelo pôr-do-sol e pela visão da paisagem do entorno.
 
A origem do nome da região remota ao século 18, A origem do nome da região remota ao século 18, quando baleias eram caçadas por arpões, com o intuito de extrair delas o óleo que era usado em construções e na iluminação pública. Desde então, muita coisa mudou, mas a variedade de espécies que habitavam o espaço, como polvos, arraias e cações, atraía a população à praia, que aos poucos descobriu esse "cantinho" com águas limpas e claras.

Em 1922, o local recebeu uma estação de rádio costeira, subordinada ao Departamento de Correios e Telégrafos, que era responsável por conectar Ipanema com o resto do mundo até 1967, quando foi desativada. O prédio original foi demolido cerca de dez anos depois e, no local, foi reconstruído um maior e no estilo art dèco, colocado abaixo na década de 1990. Os ladrilhos hidráulicos que revestiam o piso foram mantidos até fevereiro de 2012, quando uma ação da Prefeitura reconstruiu o calçadão.


Quando a estação foi desativada, o Arpoador era área militar e a entrada de civis era permitida somente das 6h às 18h. As imposições não afastavam os banhistas, que lotavam a praia e criaram um novo "point", que foi essencial para o desenvolvimento do surf no Brasil. A prática do esporte era permitida somente após às 14h sob o argumento de que prejudicava a integridade física dos banhistas. Mesmo assim, devido à popularidade e ao crescimento da modalidade, o Arpoador sediou o primeiro campeonato realizado no Brasil, em 1965.


Outra modalidade que despontou ali foi a pesca submarina. Foi lá que o carioca Irencyr Beltrão conquistou o recorde sul-americano e pescou uma lagosta de 6 quilos. O frescobol, nascido em Copacabana, é ainda muito praticado na Praia do Diabo, que foi uma das grandes academias da atividade e hoje é a única praia nas proximidades na qual a prática é permitida em todos os horários.


No final da década de 1970, a área foi entregue ao município, as instalações militares foram demolidas e o terreno passou a abrigar o Parque Garota de Ipanema, batizado em homenagem à música mundialmente famosa. Hoje, o local é uma opção de lazer dos moradores, que contam com brinquedos infantis, equipamentos de ginástica, pista de skate e mirante. Há também a Ciclovia João Saldanha, que liga o local a Copacabana, passando por dentro do Forte. No entanto, o caminho encontra-se fechado para o público.


O Arpoador é uma região importante também para o cenário cultural carioca. Foi lá que, em janeiro de 1982, foi erguida pela primeira vez a lona do Circo Voador, um espaço que ajudou muitos nomes hoje consagrados na música a serem conhecidos do público. Inicialmente, a estrutura iria ficar ali somente por um mês, mas permaneceu pelo triplo do tempo. O palco recebeu também apresentações de outras manifestações artísticas, como peças de teatro.


Hoje, o Arpoador é uma das praias mais frequentadas do Rio de Janeiro. O pôr-do-sol visto do alto da pedra, em dias de verão, transforma-se em um espetáculo para a multidão que aguarda esse momento e chega a aplaudir quando ele finalmente acontece.

Fonte:
In: http://www.riodejaneiroaqui.com/portugues/arpoador.html
In: http://www.fotolog.com.br/tumminelli/7817026/
In: http://www.fotolog.com.br/luiz_o/87348994/
In: http://odia.ig.com.br/portal/o-dia-24-horas/prefeitura-conclui-revitaliza%C3%A7%C3%A3o-do-cal%C3%A7amento-no-arpoador-1.408504
In: http://www.pierdeipanema.com.br/cronica/646/1965-arpoador-um-oasis-no-meio-da-ditadura
In: http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/rio-de-janeiro/rio-de-janeiro/praia-do-arpoador/
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Circo_Voador

Voltar...


FaceBook...
Flickr...
Mantenha-se informado:
 
Rio Turístico...
Turismo...
Resumo das Telenovelas...
Condomínio...
Comunidade...
Gourmet...
P6 Saúde...
Mapa de Copacabana (1.3Kb)
Clique para fazer o download...
Mapa de Ipanema (1.4Kb)
Clique para fazer o download...
Locais de Distribuição:
CLIQUE AQUI!
 
Compras Coletivas...
Compartilhe...
Compartilhe...
Compartilhe...
Compartilhe...
Industria Virtual...

Os textos assinados são de responsabilidade dos autores,
que os cederam gentilmente e podem não refletir a opinião do editor.