Editora Posto Seis

Editora Posto Seis
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1.133 loja 111
Cep. 22070-010 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2523-7853 - Fax: (21) 2521-9597

Editorial | Publicidade | Jornais de Bairros | Mapa Turístico | Contato

Jornal Posto Seis

Edição 471. Clique para ampliar...

Especiais Posto Seis

Edição 2015 - Natal. Clique para ampliar...

Jornal Via Ipanema

Edição 119. Clique para ampliar...

Jornal Via Flamengo

Edição 126. Clique para ampliar...
SurfRio
Solar Meninos de Luz

Vista Chinesa

Thayssa Rodrigues

A Vista Chinesa, localizada na Floresta da Tijuca, oferece aos seus visitantes uma visão privilegiada da cidade. Do local, que fica a 380m de altura, é possível observar o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Pão de Açúcar e as praias de Ipanema e do Leblon, reunindo diversos pontos turísticos em uma única vista, digna de um cartão postal. É por conta da beleza da área e da riqueza de detalhes presentes no charmoso mirante, que segue o estilo arquitetônico das construções orientais, que o quiosque, inspirado no pagode chinês (templo oriental), faz parte do roteiro turístico de muita gente. 

A história dessa construção está diretamente ligada a imigração chinesa, que desembarcou no Rio ainda na época em que a cidade estava sob o comando do Rei de Portugal, D.João VI, que havia se instalado no Rio juntamente com a Família Real. Nessa época, ele havia decidido que o Jardim Botânico serviria como uma espécie de laboratório para o plantio de diversas mudas, vindas de lugares variados. Como a cultura do chá imperava lá fora, houve a ideia de trazer alguns chineses para a região, com o objetivo de tentar cultivar as ervas e difundir a prática no país. Assim,em 1811 um grupo de orientais, vindos diretamente da colônia portuguesa de Macau se instalou na área da Floresta da Tijuca para iniciar a atividade. No entanto, a maioria desses trabalhadores não possuía qualquer habilidade com a agricultura e a iniciativa não foi adiante.


Entre os anos de 1895 e 1896, outro grupo de colonos chineses chegou ao solo carioca, dessa vez para atuar no plantio de arroz, entretanto, as lavouras da região também não obtiveram muito sucesso na colheita do grão e os orientais foram deslocados, então, para a construção de algumas estradas que seriam abertas na região da Floresta da Tijuca. Por conta desses trabalho, grande parte deles fixou moradia nesse local e permaneceu por ali durante muito tempo. É atribuída a eles a abertura da estrada onde está localizada a Vista Chinesa, construída em homenagem a esse povoamento.


No ano de 1903, ainda no governo do prefeito Pereira Passos, foi encomendado um projeto arquitetônico para o quiosque chinês, realizado por Luiz Rey. Na ocasião foi construída uma pequena estrutura hexagonal, feita de concreto e argamassa imitando bambu e ornada, delicadamente com marcas importantes do país retratado. Alguns detalhes como dragões circundam o telhado, caracterizando, ainda mais, a construção. A figura é considerada, na China, como sendo símbolo do poder imperial e, tradicionalmente, sua presença indica sorte, defesa e prosperidade. Talvez, por conta disso, todos os dragões da Vista Chinesa estejam posicionados estrategicamente olhando para baixo, formando um círculo de proteção aos visitantes que adentrarem no Pagode, ou mesmo indicando uma possível alusão a segurança da cidade posicionada aos pés do mirante. A cor amarela, escolhida como tonalidade para toda a estrutura, provavelmente está ligada a fortuna. Há quem diga ser interessante fazer um pedido ao pisar pela primeira vez no local. De uma forma ou de outra, o lugar encanta aos visitantes pela riqueza de detalhes e superstições que o envolve.


Atualmente a área é procurada por muitos que desejam admirar sua vista e fotografar a cidade de um ângulo privilegiado, captando na imagem os principais pontos turísticos do Rio. Além disso, os visitantes dispõe da possibilidade de conhecer de perto uma construção tipicamente oriental que, em contraste com a vegetação abundante da floresta que se estende ao seu redor, é considerada como um templo de reflexão.

Fonte:
In: http://www.oguialegal.com/vistachinesa.htm
In: http://www.significados.com.br/dragao-oriental/
In: http://www.rio.rj.gov.br/web/riotur/exibeconteudo?article-id=1137568
In: http://memoriasdorio.blogspot.com.br/2010/05/vista-chinesa.html
In: http://turismobile.blogspot.com.br/2011/08/vista-chinesa-e-mesa-do-imperador.html
In: http://trilhavirtual.com.br/2012/05/27/vista-chinesa-pagode-oriental-no-rio-de-janeiro/

Voltar...


FaceBook...
Flickr...
Mantenha-se informado:
 
Rio Turístico...
Turismo...
Resumo das Telenovelas...
Condomínio...
Comunidade...
Gourmet...
P6 Saúde...
Mapa de Copacabana (1.3Kb)
Clique para fazer o download...
Mapa de Ipanema (1.4Kb)
Clique para fazer o download...
Locais de Distribuição:
CLIQUE AQUI!
 
Compras Coletivas...
Compartilhe...
Compartilhe...
Compartilhe...
Compartilhe...
Industria Virtual...

Os textos assinados são de responsabilidade dos autores,
que os cederam gentilmente e podem não refletir a opinião do editor.