Editora Posto Seis

Editora Posto Seis
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1.133 loja 111
Cep. 22070-010 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2523-7853 - Fax: (21) 2521-9597

Editorial | Publicidade | Jornais de Bairros | Mapa Turístico | Contato

Jornal Posto Seis

Edição 464. Clique para ampliar...

Especiais Posto Seis

Edição 2015 - Natal. Clique para ampliar...

Jornal Via Ipanema

Edição 116. Clique para ampliar...

Jornal Via Flamengo

Edição 122. Clique para ampliar...
SurfRio
Solar Meninos de Luz

São Conrado

Thayssa Rodrigues

Considerada uma das regiões mais nobres do Rio, São Conrado é apontado como um bairro turístico devido a beleza geográfica de sua região. Emoldurado por montanhas suntuosas e uma praia magnífica, o local dispõe, ainda, da mais famosa rampa de voo livre da cidade, localizada no pico da Pedra Bonita, ao lado da Pedra da Gávea. Do lugar é possível ter uma vista privilegiada do bairro, a uma altura de 570 metros. O espaço conta com uma pequena arquibancada para abrigar todos aqueles que desejem contemplar os saltos de perto e apreciar a paisagem formada aos pés da montanha. O bairro inclui, ainda, uma das maiores comunidades do país, a famosa Rocinha, que ostenta na passarela de entrada uma obra projetada pelo finado e reconhecido arquiteto Oscar Niemeyer.
 

Em seus tempos primórdios, a faixa de terra, ainda deserta, localizada entre a praia e as montanhas, pertencia a Fazenda São José da Lagoinha da Gávea, herdada pelos descendentes de Salvador de Sá e Benevides. Na época, correspondente a meados do século XVIII, o acesso ao terreno era feito por uma estrada de terra, que posteriormente viria a se transformar na Estrada da Gávea. Em 1932 a propriedade foi comprada por Osvaldo Riso, que transformou o antigo sítio na Villa Riso, existente até hoje.

Foi apenas no início do século XX, no entanto, que o bairro começaria, de fato, a se concretizar. Nesse período, o comendador e arquiteto Conrado Jacob Niemeyer era dono da maioria das terras da região. Foi ele o responsável por abrir uma rodovia que facilitou o acesso ao local, através de uma via oposta a antiga estradinha da Gávea. A Avenida Niemeyer foi custeada com os recursos do comendador e doada a prefeitura, que a nomeou em sua homenagem. O projeto, ousado para os padrões de construções da época, resultou em uma estrada que contorna o Morro Dois Irmãos e beira o Oceano Atlântico, a 35 metros do nível do mar. O caminho foi inaugurado em 1916 e passou a ligar a Zona Sul a Zona Oeste da cidade, em um trajeto que vai do Leblon a Praia de São Conrado, que ainda era conhecida naquela época como Praia da Gávea, já que, todavia, nem mesmo o bairro era conhecido por esse nome. A orla havia sido batizada dessa forma por seus frequentadores por estar localizada próxima a Pedra da Gávea que, por sua vez, foi nomeada dessa forma por se assemelhar a gávea de um veleiro, quando vista do mar.

O nome da região surgiu em decorrência da única igrejinha instalada ali (e existente até hoje), também em 1916. A paróquia, assim como a avenida foi feita por Conrado Jacob Niemeyer, que decidiu chamá-la de Igreja São Conrado devido a sua devoção pelo santo homônimo. A partir de então, a região ficou conhecida como São Conrado e a praia mudou de nome. Entre as décadas de 1940 e 1950, o movimento do local aumentou e algumas áreas foram loteadas, dando origem a espaços como o Jardim da Gávea e a Estrada das Canoas, em uma rua lateral a famosa igrejinha, que liga o bairro ao Alto da Boa Vista, passando pela Floresta da Tijuca. Entretanto, foi apenas na década de 1970 que o local passou por um intenso crescimento imobiliário. Foi nessa época que o Túnel Dois Irmão (atualmente conhecido como Túnel Zuzu Angel) foi inaugurado, assim como a Auto Estrada Lagoa- Barra. Os novos caminhos aumentaram o fluxo do bairro e, consequentemente, contribuíram para o seu desenvolvimento. Surgiram, então, os grandes e luxuosos condomínios e alguns hotéis voltados para a elite que costumava frequentar a região.

Entre as décadas de 1970 e 1980, a comunidade da Rocinha, que havia se instalado na parte superior do Morro Dois Irmãos ainda na década de 1930 com a ocupação de pequenos casebres, resididos por agricultores que trabalhavam nas fazendas da região, apresentou um crescimento acelerado se tornando a maior comunidade do Brasil. O local, habitado por uma população de baixa renda, caracterizou a diversidade do bairro, em contraponto com a elite que o cerca.

Em novembro de 1974 foi realizado o primeiro voo livre na região, comandado por um piloto brasileiro do topo da Pedra da Agulhinha. A partir de então, o esporte passou a se desenvolver no bairro. Entretanto, como o acesso a trilha para a Pedra da Agulhinha era difícil, abriu-se um caminho, pela Estrada das Canoas, para a Pedra Bonita, onde foi instalada uma rampa de saltos destinada a prática. Em 1975 o local já era tão famoso que foi sede para o primeiro Campeonato de Voo Livre Brasileiro. Os pilotos decolavam da rampa, localizada a 570 metros de altura, e aterrissavam no fim da Praia de São Conrado, em um trecho conhecido como Praia do Pepino. Em 1982 foi inaugurado o Shopping Fashion Mall, apontado como o mais sofisticado do Rio até hoje.

Em 2001 a área destinada ao voo livre foi reformada, ganhando estacionamento, banheiros e arquibancada, para que os visitantes possam curtir a paisagem e apreciar os saltos de perto. Para aqueles que desejem apenas observar a beleza da Praia de São Conrado sobre um ângulo diferente, há ainda uma outra opção de espaço para essa admiração, além da tradicional rampa da Pedra Bonita. Trata-se de um mirante localizado na Estrada do Joá (caminho que liga o bairro a Barra da Tijuca), que permite uma visão total da orla. O local possui uma rampa de acesso em sua entrada, o piso é revertido por tacos de madeira e a mureta, de concreto, ostenta uma colagem de azulejos coloridos.

Em 2010, a comunidade da região ganhou uma atração artística que já se tornou um marco no bairro. Neste ano foi inaugurada uma passarela projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na entrada da Rocinha. A estrutura, que possui 60 metros de extensão, está localizada sobre as pistas da Auto Estrada Lagoa Barra, em frente ao Túnel Zuzu Angel.

Atualmente São Conrado é apontado pelos visitantes como um Oásis em meio a cidade, por reunir em uma única região do Rio, floresta, montanha, praia e entretenimento. Os principais pontos turísticos da área são: Praia do Pepino, Paróquia de São Conrado, trilha da Pedra da Gávea, rampa de voo livre da Pedra Bonita, Shopping Fashion Mall, tour guiado pela Rocinha e Mirante do Joá.

Fontes:
In: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/BairrosCariocas/main_bairro.asp?area=031
In: http://www.historiadorio.com.br/praias/saoconrado
In: http://www.amasco.org.br/igreja.htm
In: http://paroquiasaoconradorj.blogspot.com.br/2012/09/historia-da-paroquia.html
In: http://www.cscvl.com.br/oclube.asp
In: http://www.ahistoria.com.br/do-voo-livre/

Voltar...


FaceBook...
Flickr...
Mantenha-se informado:
 
Rio Turístico...
Turismo...
Resumo das Telenovelas...
Condomínio...
Comunidade...
Gourmet...
P6 Saúde...
Mapa de Copacabana (1.3Kb)
Clique para fazer o download...
Mapa de Ipanema (1.4Kb)
Clique para fazer o download...
Locais de Distribuição:
CLIQUE AQUI!
 
Compras Coletivas...
Compartilhe...
Compartilhe...
Compartilhe...
Compartilhe...
Industria Virtual...

Os textos assinados são de responsabilidade dos autores,
que os cederam gentilmente e podem não refletir a opinião do editor.