Editora Posto Seis

Editora Posto Seis
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1.133 loja 111
Cep. 22070-010 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2523-7853 - Fax: (21) 2521-9597

Editorial | Publicidade | Jornais de Bairros | Mapa Turístico | Contato

Jornal Posto Seis

Edição 464. Clique para ampliar...

Especiais Posto Seis

Edição 2015 - Natal. Clique para ampliar...

Jornal Via Ipanema

Edição 116. Clique para ampliar...

Jornal Via Flamengo

Edição 122. Clique para ampliar...
SurfRio
Solar Meninos de Luz

Academia Brasileira de Letras

Na movimentada Avenida Presidente Wilson, uma construção antiga destaca-se entre os prédios altos. Trata-se da sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), que funciona ali desde 1923. No local, ainda são realizadas as solenidades dos imortais da instituição. O que muitos não sabem é que as instalações são abertas ao público, que podem conhecer o interior do quase centenário prédio.

A Academia Brasileira de Letras (ABL) foi idealizada na época do império, quando o intelectual Afonso Celso Junior manifestou o interesse em fundar um grupo literário semelhante à Academia Francesa. Sua ideia foi retomada pelo jornalista e romancista Medeiros e Albuquerque no início da República, inspirado no sucesso do periódico Revista Brasileira, lançada pelo escritor José Veríssimo. No dia 10 de novembro de 1896, foi noticiada a criação, sendo que a primeira sessão ocorreu somente em 15 de dezembro. Os membros - todos homens; as mulheres foram aceitas somente a partir de 1977 - foram definidos em 28 de janeiro e, além dos 30 presentes, foram escolhidos mais dez, somando um total de 40, como na França.


A primeira sede era uma sala no antigo Museu Pedagogium, extinto em 1919 e que se situava no número 66 da Rua do Passeio. Em seguida, passou a ser o prédio do Silogeu, na esquina da Rua Teixeira de Freitas com a recém-aberta Avenida Beira-Mar (o trecho em questão, atualmente, chama-se atual Avenida Augusto Severo), onde funcionava também o Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (que, após a demolição do imóvel, passou a funcionar no prédio vizinho).


Em 1923, o governo francês doou à ABL o prédio chamado Petit Trianon, que havia sido o pavilhão deste país na Exposição Internacional Comemorativa do 1º Centenário da Independência, que teve início em 7 de setembro do ano anterior e terminou em julho. Foi a maior mostra já realizada no Brasil e contou com a participação de diversas nações. A proposta inicial era apresentar a evolução do Brasil nos últimos cem anos, mas a comemoração gerou o interesse de vários Estados, que foram integrados à ideia. A estrutura é uma réplica do palácio homônimo erguido pelo Rei Luís XV no século XVIII e que atualmente encontra-se no interior do parque do Palácio de Versailles. Em seu interior, diversos espaços podem ser visitadas, como o Salão Nobre (onde as solenidades são realizadas) e a Sala Machado de Assis, com objetos pessoais do escritor e um retrato pintado pelo artista plástico Rodolfo Bernadelli.


A sede da ABL fica na Avenida Presidente Wilson, 203, ao lado do prédio Palácio Austregésilo de Athayde, erguido como anexo da instituição em 1979. As visitas guiadas são gratuitas e acontecem às segundas, quartas e sextas, às 14h. A idade mínima para participar é 12 anos. É necessária inscrição prévia, que pode ser feita pelo telefone (21 3974-2526) ou por e-mail (visita.guiada@academia.org.br).

Fonte:
In: http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=2
In: http://www.rioquepassou.com.br/2005/01/09/detalhes-de-postal-2/
In: http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=7
In: http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2148&sid=7

Voltar...


FaceBook...
Flickr...
Mantenha-se informado:
 
Rio Turístico...
Turismo...
Resumo das Telenovelas...
Condomínio...
Comunidade...
Gourmet...
P6 Saúde...
Mapa de Copacabana (1.3Kb)
Clique para fazer o download...
Mapa de Ipanema (1.4Kb)
Clique para fazer o download...
Locais de Distribuição:
CLIQUE AQUI!
 
Compras Coletivas...
Compartilhe...
Compartilhe...
Compartilhe...
Compartilhe...
Industria Virtual...

Os textos assinados são de responsabilidade dos autores,
que os cederam gentilmente e podem não refletir a opinião do editor.