Editora Posto Seis

Editora Posto Seis
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1.133 loja 111
Cep. 22070-010 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2523-7853 - Fax: (21) 2521-9597

Editorial | Publicidade | Jornais de Bairros | Mapa Turístico | Contato

Jornal Posto Seis

Edição 471. Clique para ampliar...

Especiais Posto Seis

Edição 2015 - Natal. Clique para ampliar...

Jornal Via Ipanema

Edição 119. Clique para ampliar...

Jornal Via Flamengo

Edição 126. Clique para ampliar...
SurfRio
Solar Meninos de Luz

Rua do Lavradio

A Rua do Lavradio foi aberta em 1771, pelo Marquês de Lavradio, declarado vice-rei em 1769, que construiu sua residência lá, inaugurando, assim, uma das primeiras ruas residenciais da cidade do Rio de Janeiro. Essa casa permanece de pé até hoje, na esquina da Rua do Lavradio com a Rua da Relação e pertence à Sociedade Brasileira de Belas Artes.

Durante os séculos XVIII e XIX, a rua se caracterizava por seu caráter residencial, abrigando figuras de destaque do cenário brasileiro da época, como Duque de Caxias, o Marquês de Cantagalo e o ator João Caetano. Na casa do Marquês de Cantagalo, hoje funcionam o restaurante Cantinho do Senado, na parte térrea e no andar superior, o Hotel Horizonte. O casarão já recebeu como hóspede o imperador D. Pedro I, após ter sofrido um acidente em que quase perdeu a vida.


O logradouro também ficou conhecido por abrigar muitos teatros. No final do século XIX contabilizava seis construções com esse fim. Algumas dessas casas eram o Theatro Circo, de 1876, o Theatro Edem-Lavradio, de 1895 e o Teatro Apolo, onde hoje se encontra a Escola Municipal Celestino da Silva.


A derrocada do local veio após as reformas de Pereira Passos, quando perdeu suas características nobres. Durante o século XX, a Lapa se tornou reduto da boemia carioca, mas através dos anos, foi negligenciada e sofreu com a ação do tempo, até captar novamente as atenções ao passar a fazer parte do Corredor Cultural do Rio Antigo.


Hoje, a Rua do Lavradio é um dos principais destinos da noite carioca e apresenta muitos bares com propostas diferenciadas, como o Rio Scenarium, que vale a pena conhecer. Durante o dia, apresenta muitas lojas de antiquários, fora a feira do Rio Antigo que acontece uma vez por mês.


A rua é, ainda, onde se encontra instalada, desde 1949, a sede do Jornal Tribuna da Imprensa, que teve Carlos Lacerda como seu primeiro editor. Foi foco de grandes polêmicas, devido às divergências existentes entre o jornalista e Getúlio Vargas.


No casarão número 97, desde 1842, fica o Palácio Maçônico Grande Oriente do Brasil, que teve como primeiros grão-mestres, D. Pedro I e José Bonifácio de Andrada da Silva. A entrada principal é enfeitada por duas grandes esfinges de bronze e o saguão tem piso de mármore e é decorado com uma estátua de mármore de Carrara que mede mais de um metro de altura e representa a caridade. Porém, essas belezas não são abertas à visitação.

Fontes:
SEARA, Berenice. Guia de roteiros do Rio Antigo. Rio de Janeiro: Infoglobo Comunicações Ltda, 2004. Páginas 45 e 46.
In: http://www.todorio.com/rio/lapa/ruadolavradio
In: http://www.lapacriativa.com.br/bensimoveis/319
In: http://www.lapacriativa.com.br/bensimoveis/295
In: http://www.lapacriativa.com.br/bensimoveis/303
In: http://www.lapacriativa.com.br/bensimoveis/324
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rua_do_Lavradio

Voltar...


FaceBook...
Flickr...
Mantenha-se informado:
 
Rio Turístico...
Turismo...
Resumo das Telenovelas...
Condomínio...
Comunidade...
Gourmet...
P6 Saúde...
Mapa de Copacabana (1.3Kb)
Clique para fazer o download...
Mapa de Ipanema (1.4Kb)
Clique para fazer o download...
Locais de Distribuição:
CLIQUE AQUI!
 
Compras Coletivas...
Compartilhe...
Compartilhe...
Compartilhe...
Compartilhe...
Industria Virtual...

Os textos assinados são de responsabilidade dos autores,
que os cederam gentilmente e podem não refletir a opinião do editor.