Editora Posto Seis

Editora Posto Seis
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1.133 loja 111
Cep. 22070-010 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2523-7853 - Fax: (21) 2521-9597

Editorial | Publicidade | Jornais de Bairros | Mapa Turístico | Contato

Jornal Posto Seis

Edição 458. Clique para ampliar...

Especiais Posto Seis

Edição 2015 - Natal. Clique para ampliar...

Jornal Via Ipanema

Edição 113. Clique para ampliar...

Jornal Via Flamengo

Edição 119. Clique para ampliar...
SurfRio
Solar Meninos de Luz

Niterói

Niterói é uma cidade vizinha ao município do Rio de Janeiro e ligada a ele pela Ponte Rio-Niterói. Possui o melhor índice de desenvolvimento humano e alfabetização do Estado e é considerada a "cidade com a população mais rica do Brasil". É conhecida não só por sua beleza, que inclui praias e belas construções arquitetônicas, mas tembém pela hospitalidade de seus habitantes, que deu ao lugar a alcunha de "cidade sorriso". Niterói ainda conserva o segundo maior acervo do mundo de obras assinadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, perdendo apenas para Brasília.

O início da história de Niterói é ligada aos índios. Após ajudar os portugueses a expulsar os franceses que ocupavam o Rio de Janeiro, o chefe da tribo dos tupinambás, Araribóia, recebeu terras além da Baía de Guanabara - do lado oposto à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, fundada por Estácio de Sá em 1565 -, conhecidas como Banda d'Além onde se assentou e fundou a vila de São Lourenço dos Índios.


Com a chegada da Corte Real Portuguesa e sua instalação no Rio de Janeiro, em 1808, a terra de Araribóia passou a ser frequentada pela Família Real em seus tempos ociosos. Tamanha foi a hospitalidade com que D. João foi recebido que, além de ter escolhido o local para comemorar as festividades pelo seu aniversário, estabeleceu, em 1819, a Banda d'Além como a Vila Real da Praia Grande. Toda essa atenção voltada para a região foi essencial para uma série de mudançãs e modernizações.


Em 1834, com o estabelecimento do Rio de Janeiro como munícipio neutro após o movimento da Independência, a Vila da Praia Grande - o determinante "Real" já havia sido subtraído após a conquista da autonomia da ex-colônia - foi elevada à condição de capital da província do Rio de Janeiro. No ano seguinte o nome da vila foi alterado para Nictheroy, em uma tentativa de resgatar o topônimo dado originalmente pelos índios para a Baía de Guanabara, que significaria "águas escondidas" ou "porto sinuoso". A condição de capital resultou em uma série de desenvolvimentos urbanos, a malha urbana foi duplicada, foram implantados a barca a vapor, fazendo o transporte de passageiros entre a cidade e o Rio de Janeiro, através da Baía de Guanabara, iluminação a óleo de baleia e os primeiros lampeões a gás, abastecimento de água, o bonde de tração animal, coordenado pela Companhia de Ferro-Carril Nichteroyense, bondes elétricos, entre outros muitos avanços que foram essenciais para o crescimento da região.


Em 1893, eclodiu no Rio de Janeiro, a Revolta da Armada, fazendo com que o Imperador e sua família se refugiassem em Petrópolis, transferindo a condição de capital para essa cidade. Essa condição atravancou em certa medida o crescente desenvolvimento de Niterói. Contudo, por volta de dez anos depois, mais exatamente em 1903, a condição de capital foi reestabelecida, provocando mais uma série de modernizações que acabaram por estabelecer a cidade como uma das mais importantes do Estado. Essa situação se conservou até 1974, quando ocorreu a fusão dos estados da Guanabara e do o Rio de Janeiro, ficando o status de capital, com a cidade do Rio de Janeiro. Os investimentos, então diminuíram e o progresso foi desacelerado, situação que se modificou com a conclusão da Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio-Niterói, que liga a região central das duas cidades.


A contrução da Ponte possibilitou uma onda de rápido crescimento da cidade e deslocou parte da ocupação para longe do Centro, para a Região Oceânica, que recebeu significativas melhorias, em especial no que diz respeito às estradas pelas quais se tem acesso a essas redondezas.


A Região Oceânica é uma das doze regiões administrativas do município e é admirada pela beleza de suas praias banhadas pelas águas do Atlântico. São pontos com a natureza extremamente preservada e águas limpas e que ainda proporcionam magníficos cenários dignos de cartões postais. Dentre as principais praias estão a de Itacoatiara, onde são disputados alguns campeonatos de surfe, a de Itaipu, que possui águas mais tranquilas, a Praia do Sossego, que só pode ser alcançada através de trilhas, barcos ou jet sky e é considerada um monumento natura. Situa-se entre as praias de Camboinhas e Piratininga, que também apresentam águas mais agitadas.


Outra importante região é a das Praias da Baía, que compreende os bairros Boa Viagem, Cachoeiras, Centro, Charitas, Fátima, Gragoatá, Icaraí, Ingá, Jurujuba, Morro do Estado, Pé Pequeno, Ponta d'Areia, Santa Rosa, São Domingos, São Francisco, Viradouro e Vital Brasil. No bairro de Charitas encontra-se a Estação Hidroviária de Charitas, uma bela estação de barcas seletivas - mais caras - , que liga Niterói à Praça XV, no Rio. O local faz parte do chamado Caminho Niemeyer. Jurujuba, fronteiriço ao Charitas, é um bairro histórico, que possui casas antigas e preserva uma das mais tradicionais vilas dos pescadores do Estado, esses pescadores fazem todos os anos, no dia 29 de julho, uma procissão marítima em nome de seu padroeiro, São Pedro. No local ainda estão dois importantes pontos turísticos, a Fortaleza de Santa Cruz e o Forte Barão do Rio Branco, que foram construídos a fim de impedir possíveis invasões na Baía de Guanabara. A praia de Icaraí é muito famosa e de lá pode-se ter uma bela visão do Rio de Janeiro, da Ponte Rio-Niterói e do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC-Niterói), além das pedras de Itapuca e do Índio. São Francisco, um bairro nobre, assim como Icaraí, é conhecido especialmente por sua grande concentração de restaurantes e bares, que o faz um dos destinos mais badalados das noites niteroienses.


Ainda em São Francisco, mais exatamente na Estrada da Viração, está o Parque da Cidade. Ele é uma área de proteção ambiental, com aproximadamente 270 metros de altura e ocupa uma área de cerca de 150 mil metros quadrados. Um mirante, recentemente reformado, possibilita que o visitante vislumbre as principais praias da cidade e, bem ao longe, parte da enseada do Rio de Janeiro. O parque possui também lugares propícios à pratica de voo livre.


O Bairro de São Domingos abriga o Espaço Cultural Estação Cantareira. Localizado em um antigo prédio, originalmente construído como estaleiro da estação das barcas, é um lugar aprazível, que oferece shows, gastronomia,, shopping, entre outros. Os entornos da Estação Cantareira são conhecidos como a "Lapa de Nietrói", devido a grande quantidade de bares e restaurantes que tornam agitada a vida noturna. O movimento é grande nesse local, e contribui para isso o fato de da proximidade do Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF).


Niterói, depois da capital federal, Brasília conserva o maior conjunto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer. Elas escontram-se dispostas ao longo de 11km da orla da cidade, indo do Centro à Zona Sul. Compreende as obras do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, localizado sobre o Mirante da Boa Viagem e, no Centro, na chamada Praça Popular de Niterói, estão a Fundação Oscar Niemeyer, o Memorial Roberto Silveira e o Teatro Popular de Niterói. Além do Centro estão o Terminal de Barcas de Charitas, o Centro BR do Cinema Brasileiro e a Praça JK.


Uma atração muito tradicional da cidade é o Campo de São Bento, no bairro de Icaraí, oficialmente chamado de Parque Prefeito Ferraz, em homenagem ao político responsável por sua urbanização. Anteriormente, um terreno particular, em 1697 foi vendido aos monges beneditinos do Mosteiro de São Bento, o que cedeu ao lugar a alcunha de "Campo de São Bento". Em 1824, as atenções do imperador D. Pedro II foram atraídas ao local, uma vez que o monarca comandou manobras militares no parque. Os atuais limites do campo, que contabilizam 36 mil metros quadrados, foram definidos em 1840/1841. Ainda nessa mesma década, a cidade passou a sofrer com uma epidemia de malária, agravada pela existência de terrenos alagadiços, como o do Campo de São Bento, o que fez com que ele fosse aterrado. Foi em 1908, na gestão do Prefeito João Pereira Ferraz, que o parque sofreu sua urbanização, comanda pelo engenheiro paisagista belga Arséne Puttemans. Hoje, o local oferece diversas atrações como um lago artificial, muito verde, jardins, parquinho, além de sediar vários eventos e a feira de artesanato aos sábados. Lá ainda se encontra o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.


Em meados do século XIX, foi criado o Mercado São Pedro. Trata-se de um mercado municipal de peixes, frutos do mar e afins, um dos maiores do Brasil e o mais completo e requisitado do Estado. Localizado no bairro da Ponta d'Areia, vizinho ao Centro da Cidade, possui dois andares que oferecem muitos produtos. No primeiro andar estão dispostos 39 boxes onde são vendidas as mais variadas espécies de pescados. No segundo andar encontram-se restaurantes especializados em peixes e frutos do mar, em que se pode pedir, além das opções do cardápio, o preparo de peixes comprados pelo próprio visitante no andar inferior. O cliente dispõe de diversas opções mais do que satisfatórias.


No Centro de Niterói localiza-se o Teatro Munipal João Caetano, ou simplesmente, Teatro Municipal de Niterói. Os primeiros registros de sua história remetem também aos medos do século XIX. Foi nas mão do ator João Caetano que o teatro, então denominado Teatro Santa Teresa, começou a crescer. Após a morte do ator, a casa de espetáculos ficou abandonada, até a década de 1880. Muitas foram as adminitrações e reformas por quais o teatro passou, sendo a última na década de 1990. Hoje, o local oferece peças, exposições e atrações musicais, além de outros eventos que se dividem entre seu salão nobre, o teatro e Sala Carlos Couto, um espaço destinado a exposições relacionadas ao teatro e à música.


No bairro do Fonseca, uma área não tão nobre da cidade, está localizado o Horto Botânico de Niterói. Construído em 1906, por um decreto do governador Nilo Peçanha, tinha como finalidade inicial, a distribuição de sementes, mudas e plantas medicinais aos lavradores para cultivo próprio. Abriga diversas espécies vegetais, como o jatobás, jequitibás, jacarandás e sapucaias, além de algumas espécies raras, como o "Pau Mulato", que só é encontrado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na Floresta Amazônica e na escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, em Marechal Hermes, no Rio de Janeiro. Hoje, o lugar é uma opção de lazer especialmente para os que moram em suas redondezas, que podem aproveitar os quase 260 mil metros quadrados para relaxar e praticar atividades físicas. Nos limites do horto também está localizado o Zoológico de Niterói, onde os visitantes, em especial as crianças podem conhecer um pouco mais dos animais.


Os municípios de Niterói e Maricá abrigam o Parque Estadual da Serra da Tiririca. Criado em 1991, foi declarado reserva mundial da biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e possui uma área de 3568 hectares. O lugar abriga vegetação de Mata Atlântica e recebeu a presença de Charles Darwin quando este estudava sua teoria da evolução das espécies, no século XIX.


Fontes:
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Niter%C3%B3i
In: http://www.nitvista.com/index_frame.php?url=%2Fnfhist.php
In: http://www.niteroitv.com.br/guia/niteroi.asp?pos_menu=
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_de_S%C3%A3o_Pedro
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Horto_Bot%C3%A2nico_de_Niter%C3%B3i
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_da_Cidade_de_Niter%C3%B3i
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_da_Tiririca
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_Niemeyer
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Prefeito_Ferraz
In: http://www.niteroiturismo.com.br/port/aondeir_parq_saobento.htm
In: http://mapadecultura.rj.gov.br/niteroi/campo-de-sao-bento/#prettyPhoto
In: http://www.macniteroi.com.br/?page_id=131
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jurujuba
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Charitas
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Francisco_(Niter%C3%B3i)
In: http://www.zoonit.org.br/hist.htm
In: http://www.culturaniteroi.com.br/blog/?id=146
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Cantareira
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_de_S%C3%A3o_Pedro

Voltar...


FaceBook...
Flickr...
Mantenha-se informado:
 
Rio Turístico...
Turismo...
Resumo das Telenovelas...
Condomínio...
Comunidade...
Gourmet...
P6 Saúde...
Mapa de Copacabana (1.3Kb)
Clique para fazer o download...
Mapa de Ipanema (1.4Kb)
Clique para fazer o download...
Locais de Distribuição:
CLIQUE AQUI!
 
Compras Coletivas...
Compartilhe...
Compartilhe...
Compartilhe...
Compartilhe...
Industria Virtual...

Os textos assinados são de responsabilidade dos autores,
que os cederam gentilmente e podem não refletir a opinião do editor.