No dia 12 de dezembro, realizou-se, nos salões do CBC (Colégio Brasileiro de Cirurgiões), em Botafogo, a cerimônia de final de ano da AJEB-RJ (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rio de Janeiro), liderada pela Presidente Coordenadora Dyandreia Valverde Portugal, que, atualmente, mora em Portugal, mas veio ao Brasil especialmente para o evento de encerramento.
A programação foi intensa: Abertura com homenagem à Presidente de Honra Larissa Loretti, pela 1ª Diretora Cultural, Nina Fernandes, em encenação da Patrona da entidade, Cecília Meireles; Apresentação de leitura e fotos, no telão, do relatório das produtivas atividades realizadas durante o biênio 2017/2019, que ora se encerra; Apresentação da figura saudosa de Lourdes Filgueira Balassiano (Ex-Presidente Nacional, que esteve à frente da coordenadoria do RJ por muitos anos),  por Denise Teixeira, Maria Amelia Palladino e Chaja Freida Finkelsztain (Diretoras Conselheiras), seguida de Cerimônia de Homenagem aos membros presentes, com a outorga da “Medalha de Mérito Cultural Lourdes Balassiano”, pela Presidente Dyandreia. Dentre os homenageados, destacamos as autoridades municipais: Vereadora Teresa Bergher e Vereador Reimont; os membros honorários: Mauro Franco (Jornal Posto Seis), Edir Meirelles (Presidente de Honra da UBE-RJ), Dr. Abílio Kac (Ex-Presidente da UBE-RJ), Vera Gonzales (Presidente da ABBA), Antonio Pereira e Mara Lúcia (Centro de Lit. do Forte de Copacabana), Francisco Gondar (Comodoro da Marinha Mercante), Dr. José Gonzaga (Presidente da TV Búzios), Tânia Zagury (Escritora), e muitos outros; Lançamento da Coletânea da AJEB-RJ “Mulheres Extraordinárias – O resgate histórico do legado, pela palavra escrita” (Editada pela Rede Sem Fronteiras), onde foram destacadas, homenageadas e registradas para a posteridade 73 importantes mulheres nacionalmente reconhecidas, grandes vultos do passado, relevantes para a condição da mulher atual. Dentre as 73 coautoras participantes, 47 são Ajebianas cariocas, 20, Ajebianas convidadas de outros estados, e 7, escritoras especiais convidadas.; Exposição de artes e autógrafos de livros solo das Ajebianas Cariocas e Ajebianas convidadas de outros Estados, organizada pela 2ª Diretora de Comunicação, Márcia Schweizer, além de exposição de fotopoemas, organizada pela 1ª Vice-Presidente Lydia Simonato; Homenagem às Aniversariantes de novembro e dezembro, pela 2ª Diretora de Relações Públicas, Karla Júlia, e entrega de placa comemorativa às que completaram 80 (Maria Amélia Palladino, Marly Lopes e Lydia Simonato) e 90 (Isis Berlinck Renault) anos, respectivamente; Homenagem a 1º Diretora Cultural, Nina Fernandes, pelo empenho e colaboração durante o mandato; além da Confraternização de Natal, com troca de Amigo Oculto, liderado pela Diretora Conselheira, Rosa Melleu. Na ocasião, a AJEB-RJ também realizou, sob coordenação da 2ª Vice-Presidente, Arleni Batista, uma campanha de Natal, em prol do Solar Meninos de LUZ, obtendo 248 livros, doados à instituição.
A noite foi de muita emoção, união e descontração, onde todos ficaram até o final do evento, sem querer ir embora. Além dos convidados do Rio de janeiro, estiveram presentes convidados de Coordenadorias de MG, RS, SC e CE, perfazendo um total de 120 participantes. O Buffet Sabor e Festas Eventos (21-2286-5226/ saborefestaeventos@gmail.com) impressionou positivamente os convidados. No salão principal, finamente decorado, aconteceu a cerimônia, e, no salão anexo, foram realizadas as exposições. No local ainda foi montada uma linda árvore de Natal, com os exemplares da coletânea, e enfeitada com bolas natalinas, contendo fotos de todos os membros da AJEB-RJ, simbolizando a união da família Ajebiana. Um lindo e decorado bolo, cupcakes com motivos natalinos e lenços vermelhos, presenteados às associadas, foram pequenas surpresas que deram um clima muito especial à noite, organizada sob a batuta da competente e intensa Presidente Dyandreia Portugal, que encerra o mandato com saldo incrivelmente positivo, atingindo todas as metas propostas e ultrapassando as expectativas, reorganizando administrativamente a coordenadoria e fomentando suas produções. Parabéns à AJEB-RJ, que, sob o lema “Juntos, somos mais fortes!”, registrou de forma indelével este biênio na história. Para informações sobre como se associar à AJEB-RJ, ou para adquirir um exemplar da Coletânea, onde consta registrado também o relatório do biênio, envie um e-mail para: ajeb-rj@gmail.com.