Luisa Lins

O prédio do edifício Tamara, localizado na Rua Cinco de julho, em Copacabana, é enfeitado para o Natal com materiais recicláveis a fim de incentivar outros condomínios a adotarem essa prática em suas decorações. O criador desse projeto é o síndico Vicente Tavares, que hoje realiza essa confecção por hobby, mas que trabalhou com maquete de arquitetura durante 20 anos.

Desde 2009, Vicente começa a montagem da decoração em novembro, desmontando no dia 6 de janeiro, data em que os Reis Magos teriam visitado Jesus. O cenário natalino no edifício é composto por guirlandas, árvore de Natal e o presépio, com diversos materiais sustentáveis: tampinhas de refrigerantes, fundos de garrafa pet e demais utensílios.

Vicente conta que sempre gostou de trabalhar com arte e criação, o que já o levou a lecionar no Senac. “Além do meu interesse, eu conversei com moradores e funcionários do prédio apontando a ideia e todos se entusiasmaram e embarcaram nessa comigo. Já virou hábito aqui no prédio guardarem esses materiais. Eu coloco uma caixa e ao longo do ano, há colaboração. Os funcionários que me ajudam são o Reinaldo Costa, o Cassiano José Soares e o Adriano de Farias. O porteiro chefe, Reinaldo, monta a estrutura e se propõe a me auxiliar na maior parte do tempo. Fico muito grato por todo esse grupo que me ajuda e coloca em prática minha criação”, conta.

O período de montagem dura em torno de quatro dias. “Como há organização, conseguimos adiantar o processo e só levamos esse tempo para finalizar a decoração. Além dos moradores, tem gente que vai visitar, entra no prédio e se interessa por esse trabalho diferente. Muitas pessoas apreciam e tiram fotos. As crianças acham o máximo e ficam encantadas com as luzes pisca-pisca, que enfeitam o cenário natalino. Fico grato e me divirto realizando essa atividade, é um reconhecimento”, finaliza.