Zilmar de Lima (Foto: Divulgação)

Em tempos de pandemia, onde a internet virou o principal canal para se obter conhecimento, o canal “História e Tu”, no Youtube, tem se destacado com vídeos educativos focados na vida de diferentes personalidades que marcaram o mundo, além de fazer recortes de passagens históricas. O material, criado por dois professores para ser exibido aos alunos, ulrapassou as barreiras das sala de aula, atingindo um enorme público interessado por saber, por exemplo, quem foram Oskar Schindler, o homem que salvou mais de 1 mil judeus no Holocausto; Nefertiti, apontada como a rainha mais bela do Egito Antigo; ou Domitila de Castro, a amante mais famosa de D. Pedro. O conteúdo pode ser assistido em www.tinyurl.com/HistoriaeTu.

Os criadores da iniciativa Zilmar de Lima e Danilo da Silva, lecionam História para o Ensino Fundamental em uma instituição estadual de Rondônia, onde vivem, e tiveram a ideia em uma viagem ao exterior. Ao visitarem palácios onde monarcas citados nos livros didáticos viviam, decidiram filmar tudo e levar aos estudantes. “Transformamos os registros que havíamos feito em conteúdo para as aulas e quando exibimos, eles ficaram encantados! Foi aí que a gente teve a ideia de produzir conteúdos próprios e contar a história de personalidades que nem sempre tiveram o reconhecimento merecido, principalmente as mulheres”, diz Zilmar.

Danilo da Silva (Foto: Divulgação)

Surgiu, então, a necessidade de estudar biografias de nomes como Carlota Joaquina; Imperatriz Leopoldina; Rei Luís XIV, da França; samurai Tomoe Gozen; Vlad, inspiração para o Drácula; Martin Luther King, e muitos outros. Os professores viraram devoradores de livros para trazer o melhor dos personagens para o vídeo. “Para uma das produções, tive que ler mais de 600 páginas. O da Xica da Silva, por exemplo, contou com referências extras. Pesquisei obras que falam sobre seus familiares e, assim, descobri várias curiosidades”, explica Zilmar.

Esses detalhes são um dos pontos fortes do canal, que, além de destacar a vida de cada personalidade, também destaca as diferenças dos hábitos nos diferentes séculos. “Percebi que muitos alunos não têm interesse em saber quando aconteceu a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, mas ficam curiosos sobre outras coisas, entre elas, como as pessoas escovavam os dentes nessa época, ou como era o casamento na Roma Antiga, ou ainda os hábitos alimentares da Idade Moderna”, comenta Danilo. O vídeo recordista de visualizações é exatamente um neste temática: dedicado a apresentar a questão da higiene durante as grandes navegações, ele já reúne 283 mil visualizações. Outros temas, como a Guerra do Paraguai, o naufrágio do Titanic, a vida do Palácio de Versalhes também fazem sucesso, evidenciando o interesse do público pelo conhecimento histórico.