O 19º BPM realizou uma solenidade para os policiais militares que mais se destacaram, administrativa e operacionalmente, no primeiro trimestre de 2018. A cerimônia aconteceu na manhã do dia 18 de maio, no auditório da unidade, que ficou lotado para homenagear os destacados. A data ainda marcou os 44 anos do batalhão.

O histórico da unidade foi citado no começo da cerimônia. Ela foi criada 13 de maio de 1974, quando era comemorado o 162º aniversário da corporação, sob a denominação de 13º Batalhão de Polícia Militar do Estado da Guanabara. Com a fusão deste território, ganhou a atual nomenclatura. O endereço foi – Rua Tonelero, 260 – até 2000, quando o quartel foi demolido no contexto da construção da estação de metrô Siqueira Campos. Após cerca de três anos de funcionamento em uma sede temporária na Praça Vereador Rocha Leão, a atual sede foi inaugurada em agosto de 2003, melhorando as condições de trabalho do efetivo da unidade.

Após a leitura do breve histórico, as homenagens foram concedidas aos seguintes policiais: 2º sargento Barros, 3º sargento Gentil, 3º sargento Thomaz, 1º sargento Soares, sargento Robson, soldado Julio Cesar, subtenente Marco, cabo Arthur, soldado Aquino, soldado Silva Lima, soldado Valga, subtenente Andrade, 3º sargento Barreto, soldado Rohem, soldado Aquino, cabo Santos Pereira, subtenente Carlos, 1º sargento Passos, 3º sargento Roberto, cabo Morra – os quatro últimos foram reconhecidos por suas funções administrativas. As ocorrências que resultaram nos prêmios foram diversas. Houve desde abordagem a veículo usado por autores de delitos a apreensões a criminosos e recuperação de bens roubados.

Por fim, o comandante da unidade, Ten. Cel. Alberto, homenageou o subtenente Albano, que estava deixando a corporação após 30 anos. “Dotado de extrema dedicação ao trabalho e serenidade, cumpriu com precisão e eficiência as múltiplas missões em que recebeu”, descreveu Alberto, antes de agradecer o empenho do companheiro de profissão.