O fim das férias e início do ano letivo traz uma mudança brusca na rotina das famílias. São horas a menos em casa e um mundo novo a ser explorado na escola, o que pode gerar insegurança e ansiedade tanto nos pequenos como nos pais. Para evitar que o momento de despedida na porta do colégio se torne algo triste, é possível fazer alguns ajustes na rotina.

   1- Confiança: Com conhecimento e confiança, o processo fica mais fácil e tranquilo para os pais, que podem repassar a calma para os filhos.

  2- Comunicação com o filho(a) é importante: Explicar o que vai acontecer nesse outro ambiente, até então desconhecido, e o porquê pode acalmar os ânimos e trazer segurança para os pequenos que já conseguem entender essas questões.

   3- Horários e rotina: Deixar e pegar as crianças nos horários estipulados pelo colégio ajuda os alunos a entenderem que todos passam por isso e que é normal. Quando um aluno chega ou sai da escola fora do horário, pode dar a impressão de que é algo ruim.

   4- Não demorar na despedida: Essa dica é principalmente para os pais, pois separar-se do filho pelas primeiras vezes é algo bastante marcante. Mas, evitar despedidas prolongadas e sentimentais pode tornar a transição mais fácil para a criança.

  5- Regras e convivência: A transição da casa para a escola é mais sentida pelas crianças pois mudam as regras de convivência. No colégio é preciso compartilhar brinquedos, brincar em conjunto e executar tarefas, que em casa não exigidas. Uma dica é estabelecer regras em casa para que o aluno saiba que são parte integrante do dia a dia de todos.

   6- Choro faz parte: Mesmo com as conversas e combinados, as vezes haverá choro e isso é normal. É dessa maneira que as crianças menores se expressam, principalmente diante de mudanças. Entender isso ajuda pais a lidarem melhor com o processo. Nesse momento, o melhor é assegurar que está tudo bem e que no fim do período pais e filhos se encontrarão novamente e terão muitas coisas novas para compartilhar.