O Bloco Limpeza 2020, mutirão que visa alertar os foliões sobre o descarte incorreto dos resíduos gerados nos blocos e bandas, volta às ruas no carnaval. Neste ano, a ação será dia 15 de fevereiro em diversos endereços. Em Copacabana, a concentração será às 10h no Posto 6, de onde os participantes partirão em direção à Rua Santa Clara.

     O evento acontece pela 17ª vez consecutiva, unindo voluntários em várias praias, simultaneamente. Cada um recebe luvas e sacolas, instrumentos usados para coletar detritos que possam ser encontrados. Ao fim, todo o material será entregue a instituições de reciclagem, garantindo a destinação correta.

     Em datas anteriores, itens como guimbas de cigarro, tampas plásticas, canudos, copos descartáveis, embalagens diversas e lacres de garrafas foram alguns dos recolhidos das areias, em quantidades que chamaram a atenção dos participantes. A proposta é que, ao recolher tais resíduos, cada pessoa se conscientize do quão prejudicial é o descarte de cada um deles, que, somados aos deixados por outras, vira um grande problema, inclusive no carnaval, quando festas diversas acontecem pelas ruas da cidade.

     Além do ponto de encontro em Copacabana, também haverá núcleos em Ipanema (Posto 7, de onde os participantes seguirão até a Rua Garcia D’Ávila); Barra da Tijuca (quebra-mar); Recreio (Praça Tim Maia), em parceria com o Recicla Surf; Prainha, com Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha; e Grumari, com a a Associação de Surfistas e Amigos do Grumari.