Por: Luisa Lins  

No dia 8 de abril, o Rio de Janeiro entrou em estágio de crise. As chuvas que desencadearam em enchentes atingiram a Instituição de ensino Solar Menino de Luz. Muitos livros e computadores ficaram inutilizados e algumas salas ficaram inundadas. “Virou um lago, até ondinha tinha.” – afirma a diretora do Solar, Isabella Maltaroli.

 A instituição de ensino Solar Menino de Luz, que atende crianças e jovens do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo há 35 anos, presta serviços de educação e assistência às famílias da região. Em média 4.300 mil pessoas são atendidas, anualmente (número variável). Com muita dor e emoção, Isabella, conta um pouco de como foi o dia da chuva e os procedimentos que tiveram que realizar depois do episódio. “A chuva começou exatamente no horário da saída das crianças, então elas conseguiram chegar em casa, mas nós, os funcionários, ficamos presos e colocamos baldes pelas casas, porque a água que a enchente trouxe caía pelas luminárias.”

A diretora explica que pelo fato de a instituição funcionar em cinco casas muito antigas, as telhas já não estavam em um estado tão bom. Consequentemente, a intensidade das chuvas agravou mais ainda a situação. Diante desse cenário, dois dos imóveis ficaram em situação lastimável, segundo Isabella, que cita o uso das redes sociais a favor do espaço, onde publicou nos perfis um pedido de ajuda financeira para reconstruir as partes destruídas. Através de uma vaquinha, ela afirma que as pessoas já estão começando a ajudar e se mobilizar. Com isso, os danos causados poderão ser melhorados.

Créditos: Luisa Lins

As atividades retornaram na escola apenas na parte da tarde da quarta-feira, 10, pois todo o processo de retirada do acúmulo de água demorou bastante. “Os pais dos alunos e pessoas que já eram nossos parceiros auxiliaram muito”, conclui Isabella.

Os interessados em ajudar o Solar Meninos de Luz tanto na parte financeira quanto na de voluntariado, podem entrar em contato com a instituição:

 Telefone, (21) 3202-6900

Créditos: Divulgação

Facebook:

https://www.facebook.com/meninosdeluz/?ref=br_rs 

Instagram:

  instagram