O Posto 5 de Copacabana foi o cenário da ida anual à praia dos integrantes da Casa Semente, do Jardim Gramacho, na manhã do dia 4 de novembro. Dessa vez, 115 participantes, dos 5 aos 17 anos, tiveram a chance de desfrutar do ambiente, onde foram recebidos com diversas atrações promovidas pela Equipe 15 de natação. Apesar de a iniciativa acontecer todo ano, essa foi a primeira chance de muitos deles pisarem na areia e brincarem no mar.

O grupo foi composto por 50 adolescentes e 65 crianças, número muito maior que nas ocasiões anteriores – em 2016, a ONG proporcionou a experiência a 45. Muitos se divertiram no mar, mergulhando nas ondulações vigiados e acompanhados por voluntários e brincando na areia. O Grupamento Marítimo destacou alguns salva-vidas para a ação, garantindo a segurança de todos tanto na areia quanto dentro d’água.

As brincadeiras na areia também agradaram. Enquanto os menores preferiram cavar buracos e escrever seus nomes e outras palavras – um deixou registrado o termo “liberdade”, traduzindo seu sentimento de poder brincar sem as preocupações da miséria e da violência do local onde vivem. Os maiores entreteram-se principalmente com partidas de futebol e vôlei. As raquetes de frescobol, usadas para ensinar os participantes noções do esporte, também agradaram a todas as faixas etárias. Dois pula pulas complementaram a diversão principalmente dos pequenos.

Para fazer da ocasião ainda mais especial, foi servido um farto lanche com bolos, pipoca, cachorro-quente, frutas, biscoitos e outros artigos. Alguns itens surpreenderam algumas crianças, como o achocolatado: um menino desconhecia até mesmo a maneira de inserir o canudo para beber, evidenciando o quanto aquela bebida está fora de sua realidade.

Mais informações sobre a Casa Semente podem ser obtidas em www.facebook.com/casasemente.org.