Luisa Lins

    A dedicação e a força de vontade são características fortes na história de Maria Lourete Rodrigues, mais conhecida como Mara Lourete. Nascida em São Pedro Frio, região serrana do município de Colatina, no Espírito Santo, veio para o Rio de Janeiro, morar em Copacabana. Aos 18 anos, através de sua irmã, chegou para trabalhar e estudar, em 1970, e hoje é apaixonada pelo bairro.

     Com uma família grande, formada por 12 irmãos, sempre gostou da área de moda e o bairro a encantou. Ela nunca tinha frequentado uma escola e tomou a decisão de começar. Paralelo aos estudos, Lourete trabalhou, e seguiu nesse ramo,empreendendo seu negócio.

     Atualmente, tem a sua loja de confecção e venda de roupas, a Mara Modas ,em Copacabana. “Eu sempre gostei desse ramo. Na minha casa eu costurava e tricotava para a família, hoje eu tenho minha loja de roupa feminina. É lá que confeccionamos e vendemos nossas peças”, completa. Ela diz que fica muito feliz com seu negócio que, no ano que vem comemora 20 anos.

    No ateliê passou a vender não só roupas femininas, como também uniformes profissionais. “Eu percebi a tendência e a necessidade desse tipo de vestimenta. Muitas pessoas trabalham ao redor e precisavam dessas roupas. Nossa confecção é dentro da loja mesmo, em uma área reservada para isso. Eu sou muito feliz e não pretendo parar nunca”, afirma.

    A moradora do bairro comemora todos os dias suas conquistas e não quer mais sair do Rio e muito menos de Copacabana. “Desde que eu vim, passei 35 anos sem voltar para São Pedro e mesmo assim, eu só volto para ver meus pais que hoje em dia moram em Colatina. Na minha terra mesmo, faz muitos anos que não volto, e nem tenho vontade”, finaliza.