A equipe da startup UP60 ficou em primeiro lugar no prêmio “Startup Weekend”, um dos principais eventos internacionais sobre empreendedorismo, entregue no espaço de trabalho e coworking da WeWork. O grupo composto por Mauro Wainstock, Eduardo Coutinho, Erick Silva, Giselle Raposo, Monique Duarte, Ramon Oliveira e Robson Mattos apresentou um projeto sobre a integração da terceira idade à sociedade, oferecendo atividades a esta faixa etária e disponibilizando atividades lúdicas.

Créditos: Divulgação

      “A proposta é oferecer arte, esporte e outras atividades com o corpo e a alma. A ideia é entreter o idoso, distrai-lo, ensiná-lo técnicas como informática ou fotografia”, comenta Wainstock. O resultado desses trabalhos pode ser vital: ao minimizar a solidão, a ociosidade e a eventual depressão, além do ao raciocínio, a tendência é diminuir os índices de suicídio, 61% maior que no restante da população brasileira. Esses dados tornam-se ainda mais importantes diante das expectativas para o futuro da população brasileira, que, em 2030, será a quinta com mais pessoas nessa faixa etária em todo o mundo.

     Em paralelo, é previsto também que o UP60 remunere os participantes que ofereçam seus trabalhos aos idosos – Neste primeiro momento, as atrações são oferecidas por voluntários. “A ideia é um aplicativo que também sirva como fonte de renda”, cita Wainstock, mencionando o alto índice de desempregados no país. Segundo ele, professores desempregados, profissionais com habilidades específicas e outros profissionais poderão ganhar dinheiro através do aplicativo.