Luisa Lins  

     O bairro de Ipanema completou 125 anos no último dia 26 de abril. Em homenagem à data, a Superintendência da Zona Sul, o Projeto de Segurança de Ipanema (PSI), a Guarda Municipal (GM), a Banda da GM, alguns colégios públicos e particulares da região e a primeira-dama da cidade, Sylvia Jane Crivella, organizaram na Praça General Osório um evento de replantio das árvores que caíram por conta das chuvas de fevereiro e abril de 2019.

     Para a presidente do PSI, Ignez Barreto, a importância desse evento é a manutenção da cobertura verde do bairro. Ela explica que o processo de assentar novas árvores no local das que caíram não foi simples, mas que houve muito engajamento. “Com a ajuda do superintendente da Zona Sul Marcelo Maywald, fizemos uma reunião na qual apresentamos uma lista com os pontos da cidade que tinham árvores caídas para serem replantadas”.

      Ignez conta que algumas delas são muito antigas e por isso as tubulações da rua eram muito diferentes de

Créditos: Divulgação/PSI Ipanema

como são hoje atualmente, inviabilizando o plantio de exemplares de grande porte. “Iremos repor arbustos para que não haja a perda total da paisagem do bairro”, complementa. O superintendente Maywald, afirmou que a realização do evento com a participação da população foi essencial, pois, dessa forma, as pessoas lutam junto ao poder público para as melhorias da cidade.

      A cerimônia teve como madrinha a primeira-dama Sylvia Crivella: “Foi lindo ver as crianças felizes (o evento contou com a participação de diversas delas, que auxiliaram no plantio). Elas precisam entender que cada um também tem que fazer a sua parte, não apenas as autoridades” , afirmou, completando que o projeto Adote.Rio, da Prefeitura, permite a adoção de áreas públicas como jardins, canteiros e praças.