Durante todo o mês, de quarta a domingo, público poderá participar de oficinas que estimulam o contato com a arte

 Circo no Ato realiza oficina de acrobacias, equilíbrio e flexibilidade

 Dia do Mágico conta com laboratório de fabricação de ilusões, onde todos poderão aprender truques de magia

 

Rio de Janeiro, janeiro 2018 – Janeiro é sinônimo de férias escolares! Pensando nisso, o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação do Centro Cultural Banco do Brasil – RJ começa o ano com uma programação divertida e criativa.

            Durante todo o mês, crianças e adultos poderão participar de contações de histórias com os educadores do CCBB e convidados. No Lugar de Criação, espaço que incentiva o contato com a arte por meio de atividades lúdicas, público poderá conferir diariamente atividades de criação, memória e narração, como jogos e música, sempre com um espírito de convivência e diálogo.

As segundas-feiras, o Lugar de Criação contará com a participação de artistas que se juntarão à equipe educativa para desenvolver propostas e experiências. Pâmela Carvalho, Marta Supernova e Emanuel de Jesus são alguns dos convidados.

Em 12 de janeiro, o coletivo Circo no Ato realiza uma oficina de acrobacia com exercícios de circo em grupo, de equilíbrio e flexibilidade. No dia 19, a organização Gastromotiva desenvolve uma oficina lúdica de cupacakes para crianças no projeto Múltiplo Ancestral. Em 26/01, Cris Campos e André Silvestre apresentam o show narrativo Cantos e Contos de Águas e Sereias, um espetáculo de música, histórias e cultura popular. Já nos dias 30 e 31, os educadores do CCBB celebram o Dia do Mágico com um laboratório de fabricação de ilusões, onde todos poderão aprender truques de mágica.

Confira abaixo a programação completa do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação para janeiro:

DESTAQUES DO MÊS

 

DE 9 A 31 DE JANEIRO | QUARTA, QUINTA E SEXTA-FEIRA |17H

Contação de Histórias

Durante todo o mês de janeiro, o público poderá conferir contação de histórias com o CCBB Educativo e também com contadores de histórias convidados, como Augusto Machado, Cintia Maria Ricardo, Cris Campos, Davi Vasconcelos, Pablo Amorim, Sheila Azevedo e Tiago Batistone.

 

12 DE JANEIRO | SÁBADO | 17H

Oficina de Acrobacia com Circo no Ato

O CCBB Educativo recebe o coletivo Circo no Ato para uma oficina de acrobacia com aquecimento lúdico, exercícios de circo em grupo, equilíbrio e flexibilidade. Todos vão poder se exercitar juntos, com realização de figuras coletivas e superação de desafios através da cooperação. Além da atividade física, a prática de acrobacia circense também trabalha questões como confiança e o cuidado com o outro, a superação de limites, medos e coordenação motora.

Circo no Ato é um coletivo de 12 artistas que atuam com diversas técnicas circenses, com uma identidade artística plural e múltipla. Vencedor do Prêmio Carequinha/Funarte em 2013, para a realização de uma circulação de rua por 10 cidades do estado do Rio de Janeiro, e da Mostra Competitiva de Circo do FIl em 2014 e contemplado com o Viva a Arte!, Fomento Direto da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro em 2015, para a criação do novo espetáculo de repertório da companhia em 2016.

19 DE JANEIRO | SÁBADO | 13H

Múltiplo Ancestral – Oficina de cupcakes para crianças com Gastromotiva

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio. Nesta edição, o Gastromotiva desenvolve com os educadores uma oficina lúdica de decoração de cupcakes para crianças, onde os participantes poderão explorar diferentes modos de preparar alimentos, aplicando estratégias de aproveitamento integral e pensando a comida como instrumento de transformação social.

Gastromotiva é uma organização que busca fazer intervenções positivas na vida de pessoas em vulnerabilidade social através da gastronomia, seja diretamente ou colaborando com políticas públicas.

 

24 DE JANEIRO | QUINTA-FEIRA |15H

Dia do Aposentado com Senhoras do Calendário 

Na ocasião do Dia do Aposentado, o Programa CCBB Educativo convida Eduardo Araúju e o projeto Senhoras do Calendário para uma oficina de maquiagem e um desfile, celebrando a capacidade de encarar novos desafios e responsabilidades na maturidade. Para Senhoras do Calendário 2019, Araúju trabalhou com 14 mulheres entre 55 e 80 anos, que aprenderam técnicas para desfilar e atuaram como modelos para os diferentes meses do ano.

Eduardo Araúju é produtor e professor de modelos e manequins para maturidade e ‘plus size’, e criador dos concursos Miss Plus Size Carioca e Miss Rainha e Rainha das Rainhas Oficial do Estado do Rio de Janeiro. É também responsável por Senhoras do Calendário, que em 2019 está em sua décima edição.

26 DE JANEIRO | SÁBADO |17H

Contação Musical com Cris Campos e André Silvestre

Cris Campos e André Silvestre apresentam um espetáculo de música, cantos ancestrais, histórias, cultura popular e bonecos chamado Cantos e Contos de Águas e Sereias. Um show narrativo onde as histórias dos mares chegam em forma de contos e canções.

Cris Campos é contadora de histórias, atriz, cantora e compositora maranhense, juntamente com o percussionista e baterista carioca André Silvestre.

30 E 31 DE JANEIRO | QUARTA E QUINTA-FEIRA |11H ÀS 13H E 15H ÀS 17H

Dia do Mágico

Para celebrar o Dia do Mágico, os educadores do CCBB Educativo promovem um laboratório de fabricação de ilusões, para que crianças e adultos possam aprender alguns truques de mágica.

 

DE QUARTA A SEGUNDA | 11H ÀS 13H E 15H ÀS 17H

Lugar de Criação

O Lugar de Criação é um espaço para crianças e suas famílias, onde os educadores do CCBB propõem atividades em diálogo com a arte, sempre com um espírito lúdico e de convivência. Durante o mês de janeiro, o Lugar de Criação acontecerá todos os dias, com propostas diferentes a cada dia.

Adicionalmente, toda segunda-feira o Lugar de Criação contará com a participação de artistas convidados que se juntam à equipe educativa para desenvolver propostas e experiências, integrando adultos e crianças. Confira a agenda de convidados:

  • 7 DE JANEIRO

Lugar de Criação recebe Pâmela Carvalho

O que pode um corpo? O que pode a infância? Usando ciranda, maracatu, maculelê, jongo e coco de roda, todos eles brinquedos ancestrais, os participantes poderão contribuir para uma criação músico-corporal coletiva, a partir das memórias, sensações e desafios propostos pelas crianças.

Pâmela Carvalho é mulher negra, favelada, historiadora, professora de história, arte-educadora, produtora cultural e ativista. Integra a produção do Centro de Artes da Maré e da Lona Cultural da Maré. Trabalha no âmbito da educação e da produção cultural, além de desenvolver pesquisas sobre relações étnico-raciais, gênero e educação anti-racista.

  • 14 DE JANEIRO

Lugar de Criação recebe Marta Supernova

Da argila e da água forjou-se o ser humano. A partir dessa ideia, Marta Supernova irá incentivar o público a sentir e pensar a memória da região da Pequena África, próxima ao CCBB, contando histórias que foram apagadas, acompanhados pelos sons do berimbau e da Mata Atlântica.

Marta Supernova é artista carioca. Por meio de encontros, afetos, acasos, busca compreender como a sobrevivência da memória e da presença negra e de corpos desviantes se mantém e se reforma, atravessando tempos opressivos e expansivos através de impulsos orgânicos e intuitivos, assim afirmando suas singularidades.

  • 21 DE JANEIRO 

Lugar de Criação recebe Emanuel de Jesus
‘Brincando e criando no museu’ é um laboratório recreativo de imagem e som, que utiliza os percursos das exposições a partir do olhar da criança com um celular na mão. Esse mesmo celular será uma plataforma de edição e montagem dos vídeos realizados.

Emanuel de Jesus é fotógrafo, artista visual e consultor de acessibilidade em artes visuais na Oi Futuro, onde foi co-criador do projeto Acessibilidade em Movimento. Artista independente formado pela estética de Vila Kennedy e a Escola de Arte e Tecnologia Kabum, trabalha como coordenador geral do Festival Estética Central (FEC).

  • 28 DE JANEIRO

Lugar de Criação recebe Wallace Ramos 

A partir de ‘Frontispício’, romance escrito por Wallace Ramos que trata dos céus e de estrelas, convidamos crianças para dar vida às constelações de novos seres. Cada participante criará uma ou várias estrelas, compondo e rearrajando o espaço onde os corpos celestes serão dispostos, criando uma história para cada um dos novos astros.

Wallace Ramos é artista, astrólogo, escritor e pesquisador. Já participou de exposições no Brasil e nos EUA, e está lançando seu primeiro romance, ‘Frontispício’.

 

CURSOS

 

23 E 24 DE JANEIRO | QUINTA E SEXTA-FEIRA | 16H |           

Laboratório de Crítica com Marcio Harum

Processo de seleção por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

O laboratório busca potencializar as exposições como espaços de formação e pesquisa para estudantes de arte, jornalismo, curadoria e história. Nesta edição, o Programa Educativo convida Marcio Harum para dois encontros intitulados “Tudo mais passa”. A oficina irá explorar as possibilidades de narração de experiências coletivas, pondo em prática uma série de estratégias e metodologias que utilizam tanto a escrita como a escuta. Muitos processos são construídos por meio de esforços coletivos. O desafio é como dar conta desses processos, sem deixar que apenas uma voz tome conta das outras.

Márcio Harum foi curador de artes visuais do Centro Cultural São Paulo/Secretaria Municipal de Cultura (2012–16). Em 2012 foi fellow do Goethe-Institut no departamento de programas públicos da dOCUMENTA (13) de Kassel. Entre 2009 e 2011 coordenou o programa Experiências Dialógicas no Centro Cultural de España em São Paulo. Márcio é coordenador do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação no CCBB SP.

PROGRAMAÇÃO GERAL

26 DE JANEIRO | SÁBADO | 16H | TRADUÇÃO EM LIBRAS

Com a Palavra… Isabela Acioli Silva (BoreArte)

O público poderá conhecer à exposição 100 anos de Athos Bulcão a partir de outros campos, olhares e modos de se relacionar com a arte. Nesta edição, Isabela Acioli, do BoreArte faz um paralelo entre o trabalho de Bulcão e as intervenções urbanas feitas com azulejos realizadas pelo BoreArte na favela do Borel.

 

BoreArte é uma galeria de arte e intervenção urbana na favela do Borel, idealizada por 5 jovens da comunidade. O projeto está ativo desde maio de 2013, e tem utilizado espaços públicos e casas de moradores para apresentar práticas artísticas na favela.

 

 

QUARTAS A sEGUNDAS | 11h, 12h E 18H

Visitas Mediadas 

 

QUARTAS A sEGUNDAS |12h, 14H, 16H E 18H

Até 7 de janeiro: Jean-Michel Basquiat – Obras da Coleção Mugrabi’

 

QUARTAS A sEGUNDAS | 11h, 12h E 18H

Até 28 de janeiro: 100 Anos de Athos Bulcão

Diariamente os educadores do CCBB se juntam ao público para dialogar e trocar percepções acerca das exposições. Para participar, é necessário efetuar o cadastro 15 minutos antes de cada visita, na sala do Programa Educativo (1º andar). A capacidade é para até 20 pessoas, cada visita tem duração aproximada de uma hora.

QUARTAS-FEIRAS| 14H

Visitas Mediadas – Patrimonial 

Visitas Mediadas com ênfase no patrimônio, se relacionando com a história do Banco do Brasil, do CCBB e da cidade do Rio de Janeiro. Os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar narrativas do prédio do CCBB e visitar as exposições Galeria de Valores Banco do Brasil e sua História.

sábadoS | 15H

Visitas Mediadas em Libras 

Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores, nas exposições em cartaz. Para participar, é necessário efetuar o cadastro 30 minutos antes de cada visita, no térreo. A capacidade é para até 20 pessoas, cada visita tem duração aproximada de uma hora.

SEGUNDAS, QUARTAS E QUINTAS| 9H30, 14H30 E 19H

SEXTAS | 9H30 E 14H30

Visitas Educativas Agendadas 

Mediada pelos educadores, as visitas são voltadas a grupos escolares ou não, e podem acontecer no período diurno, vespertino e noturno, com duração aproximada de 1h30. É possível escolher entre opções de visitas com atelier, apenas à exposição ou visita patrimonial. A capacidade é para até 44 pessoas, cada visita tem duração aproximada de uma 1h30.

E-mail para agendamento: agendamentorj@ccbbeducativo.com