Luisa Lins

No mês de novembro, a Guarda Municipal começou com a Operação Verão 2020, com 530 agentes atuando no patrulhamento, no controle de trânsito e na segurança da população. A ação, que acontece anualmente, deve ser implementada durante todo o verão, com participação do programa Rio + Seguro, sempre aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h.
Na orla e nos demais pontos, os guardas vão promover fluidez do trânsito, orientar motoristas sobre estacionamento em locais permitidos e auxiliar na travessia de pedestres, além de coibir irregularidades. As equipes poderão efetuar ainda bloqueios de vias e realizar demais ações para melhorar o tráfego e ordenar o estacionamento em áreas públicas. Em paralelo, a Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) atuará com 15 reboques para remoção de veículos parados irregularmente.

No último verão, a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) registrou 143 ocorrências de furto, roubo, agressão, ameaça e até tráfico de drogas, registradas em flagrantes pelos agentes nas praias e por imagens captadas pelas câmeras do núcleo de videopatrulhamento. Naquele período, 82 armas brancas foram apreendidas.

“Todo esse esforço segue a determinação do prefeito Marcelo Crivella para redobrarmos nossa atenção neste período de pré-verão, que já começa a registrar grande movimento nas praias e áreas de lazer. A prioridade da Seop é oferecer, por meio da integração dos órgãos municipais e estaduais, o máximo de sensação de segurança, permitindo que o cidadão aproveite as belezas naturais da nossa cidade maravilhosa”, finaliza o Secretário Municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca.