Líderes de Star

     O Dia Internacional da Mulher tem como objetivo celebrar as conquistas das mulheres (do campo político ao social), bem como reforçar a importância da equidade de gêneros. Apesar dos avanços conquistados ao longos dos anos, a discrepância salarial entre homens e mulheres no mercado de trabalho ainda é alarmante, principalmente quando se analisa os níveis de profissionais femininas na liderança. O estudo Panorama Mulher 2019, realizado pelo Talenses e o Insper, apontou que houve um retrocesso no número mulheres em cargos de liderança no último ano. Em 2018, a pesquisa realizada com 415 empresas, constatou que a participação das mulheres como presidentes ou CEOs era de 15%. Em 2019, o número caiu para 13%. Conheça abaixo algumas mulheres que vão na contramão das estatísticas, são líderes nas startups em que atuam e inspiram e abrem caminho para outras profissionais:

Luanna Toniolo, fundadora da TROC, brechó online


Luanna Toniolo Domakoski (32) é mãe de dois filhos, empreendedora e fundadora da TROC, maior brechó online do Brasil. Advogada e especialista em Direito Tributário, sempre foi apaixonada pelo universo da Moda. Em 2015, ela e o marido foram morar em Boston (EUA), para desenvolvimento de um MBA. Como projeto de finalização do curso, analisaram inúmeros mercados, se apaixonaram pelo de second hand e, ao voltar ao Brasil, decidiram empreender no segmento. Mais do que permitir que todas as usuárias tenham acesso aos produtos que sempre sonharam, a startup tem como objetivo incentivar as brasileiras a apostarem cada vez mais na economia circular. A alta taxa de recorrência mostra que o empreendimento está no caminho certo. Segundo Luanna, quem conhece a TROC começa a confiar na peças de segunda mão, entende que essa é uma alternativa e que a roupa usada não é mais um tabu.

Paula Gusmão, CEO da eÓtica, maior e-commerce de óculos do Brasil


Paula Gusmão é CEO da eÓtica, maior e-commerce de óculos do Brasil. Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e pela Stockholm School of Economics, na Suécia, (com mestrado na mesma área pela Universidade de São Paulo – USP), ela começou a carreira atuando no mercado financeiro, experiência que, segundo ela, foi fundamental para o desenvolvimento do seu perfil de liderança. Após um ano sabático, ela decidiu mudar de área. Desde então, passou por empresas como Netshoes e Grupo Pão de Açúcar, coordenando equipes de Marketplace e B2B. Após mais de 8 anos no mercado, Paula assumiu o cargo de Diretora Online na ESSILOR Latam, no começo de 2017, e hoje está à frente do e-commerce eÓtica.
Sandya Coelho, Diretora de Comunicação e Novos Negócios do GetNinjas, maior app de contratação de serviços da América Latina

Sandya Coelho é diretora de Comunicação e Novos Negócios no GetNinjas, onde lidera iniciativas de novos negócios junto à grandes varejistas e indústrias nos mercados brasileiro e latino-americano. Dentre os projetos, estão as parcerias firmadas com o grupo Saint-Gobain, Diageo, ArcelorMittal, Disensa, Colgate Palmolive, Senai, GPA, Microsoft e outros. Anteriormente, trabalhou com comunicação e relações públicas para multinacionais da tecnologia e mercado digital, como Yahoo, Lenovo, SanDisk, CA Tecnologies, AT&T e outras. É graduada em jornalismo e possui MBA com foco em Marketing Digital.

Daniela Fagundes, sócia e Coordenadora de Product Marketing do Méliuz, empresa líder em cashback no Brasil


Formada em relações públicas e jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Daniela Fagundes é sócia e Coordenadora de Product Marketing do Méliuz, onde é responsável por toda a estratégia de comunicação da empresa, além das redes sociais, PR, conteúdo e marketing B2B. Com grande conhecimento em inovação, branding e empreendedorismo, e passagens pela TV Globo e Instituto Inhotim, ela possui mais de dez anos de experiência na área.