Pela 16ª vez consecutiva, o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado com um mutirão de limpeza. O evento acontece em 1º de junho, das 10h às 13h, em diversas praias da cidade e da Região dos Lagos. Copacabana foi uma das escolhidas para a ação, que terá como ponto de encontro a Colônia dos Pescadores. A iniciativa resultará ainda na análise do material e no reaproveitamento de boa parte dele.

     Novamente, foram convidados alunos de várias instituições de educação como cursos variados, universidades, colégios públicos e particulares e até escolinhas esportivas. Muitos participam também dos outros movimentos semelhantes como o Dia Mundial de Limpeza, em setembro; o EcoNatal, em dezembro e o Bloco Limpeza – Carnaval Sem Sujeira, no carnaval. Todos esses trabalhos resultam em dados para um relatório sobre os tipos e quantidades de resíduos, documento este encaminhado à ONU, por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e à ONG Clean Un The World.

     A ideia é que os voluntários atuem em dupla: enquanto um coletará os resíduos, o outro anotará cada item coletado. Todo os materiais serão encaminhados a instituições de reciclagem e cooperativas de catadores de lixo, que, por sua vez, informarão a quantidade de lixo reaproveitada e  como ocorreu a reutilização, servindo de exemplo para outras campanhas ecológicas.