O Recom (Rondas Especiais e Controle de Multidões) já contabiliza os primeiros resultados positivos. A nova unidade da PM, que tem como objetivo ampliar o policiamento ostensivo em vias urbanas, atuou, nos primeiros dias do ano, em 27 ocorrências. Os policiais da nova unidade efetuaram 13 prisões (uma delas de um foragido da Justiça), recuperaram um caminhão com carga roubada e três veículos roubados.

O Recom conta com seis grupamentos que reúnem, cada um deles, duas viaturas e oito homens. A unidade atua focada na abordagem de pessoas e veículos em vias urbanas, tendo como objetivo reprimir o roubo de rua e impedir a circulação de criminosos. As ações estão concentradas na região do 41° BPM (Irajá) nos dias de semana e nas praias da Zona Sul nos fins de semana.

A nova unidade segue o padrão de policiamento tático motorizado empregado com sucesso em outras áreas de grande concentração urbana do país. Os policiais do Recom receberam treinamento em outros estados, principalmente em Goiás, onde a PM local obteve excelentes resultados com a atuação da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas).

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro