Um grupo de 31 alunos do Programa Forças no Esporte (Profesp), desenvolvido pelo Ministério da Defesa e realizado pela Marinha, esteve em Copacabana. Na visita, os jovens foram convidados a praticar natação em mar aberto, modalidade esportiva diferente da oferecida a eles em suas rotinas, na Zona Oeste carioca. A atividade foi instruída pelo atleta olímpico e deputado federal Luiz Lima, que recebeu os jovens no Posto 6, local propício para a atividade.

Os adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos, frequentam as atividades promovidas pelo Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), em Campo Grande, onde são atendidos 400 integrantes. Eles são moradores da periferia do entorno do endereço, estudantes da rede pública de ensino e foram selecionados pela Pastoral do Menor para frequentar o local no contra turno escolar, onde são estimulados a estudar e preparados para ingressar no mercado de trabalho como Jovens Aprendizes.

Em parceria com a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), são oferecidas aulas de reforço de português e matemática e de empreendedorismo. O estímulo para esses jovens continuarem frequentando o espaço é através do esporte. Modalidades diversas, como natação, futebol e rugby são lecionadas por estagiários da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. “O retorno é enorme! Isso gera uma mudança muito grande no comportamento deles na escola. Os pais também falam que eles viram filhos melhores”, analisa o supervisor Sub Oficial Da Costa.

Da Costa destaca que o programa apresenta um leque de possibilidades aos participantes, tirando-os do ócio que vivem em suas comunidades. A ação em Copacabana, acompanhada pelo comandante do Ciampa, o Capitão de Mar e Guerra, Fuzileiro Naval, Alexandre Vasconcelos Tonini, fez sucesso entre os adolescentes, segundo o supervisor. “Eles ficaram deslumbrados. Alguns não tinham ido à praia ainda. Muitos me disseram ‘me senti importante’. Serviram um café da manhã maravilhoso para eles, que pedem para voltar”, finaliza , garantindo que uma nova data está em planejamento.