Luisa Lins

O espetáculo “Diário de Bitita” está em cartaz em novembro, sextas e sábados, às 21h e domingos e segundas às 20h, no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana. Trata-se de um monólogo adaptado das obras da escritora mineira Carolina Maria de Jesus, “Quarto de Despejo” e “Diário de Bitita”, este último um best seller..

A trama conta a história da menina que estudou apenas dois anos do primário e virou uma escritora reconhecida em todo o mundo. Catadora de papel, escreveu toda sua obra em papéis que encontrava no lixo. A encenação segue o fluxo de memória de Carolina, refazendo sua trajetória da infância miserável em Sacramento,no interior de Minas, quando a chamavam de Bitita, até o lançamento do seu primeiro livro.

Em cena, a personagem cata papel nas ruas de São Paulo para sustentar a família. Para a atriz Andréia Ribeiro, interpretá-la a transforma em um ser humano melhor. Ela opina ser incrível ver como o público sai do espetáculo, emocionados e diferentes de quando eles entraram. “Carolina me faz ter mais empatia pelo ser humano, é uma história de resistência”, relata.

O espetáculo passou por festivais de teatro, como o 2º Festival Midrash, em julho de 2016, além de ter sido apresentado na Bahia e em São Paulo. Para o diretor Ramon Botelho, trabalhar com Andréia é muito agradável. “Ela entende rápido o que estou pensando, temos uma sintonia. Com relação à direção, eu queria fazer um espetáculo simples, direto, poético e poderoso, como é a escrita de Carolina. Fiquei três anos pesquisando, adaptando e ensaiando com ela, testando cada palavra de Carolina na boca da atriz. Espero que muitas pessoas se interessem e montem suas obras, de diferentes formas, no teatro, no cinema e na televisão. Ela merece todas as leituras e homenagens”, finaliza.

Serviço:

Temporada: 1 de novembro a 25 de novembro
Local: Teatro Glaucio Gill
(Praça Cardeal Arcoverde, s/n, Copacabana)
Horários: sextas e sábados, às 21h, e domingos e segundas, às 20h
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia)
Informações: 21 2332-7904
Vendas pela internet:
www.ingressorapido.com.br
Duração: 60 minutos
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 14 anos