Luisa Lins

     O projeto “Praia Para Todos”, que está em sua 12º edição, promove atividades esportivas gratuitas para pessoas com necessidades específicas, em Copacabana. Organizado pelo Instituto Novo Ser, o intuito é garantir momentos de lazer, acessibilidade e esporte para este público. As atividades acontecem na praia, em frente à Rua Júlio de Castilhos, sempre aos fins de semana até o dia 31 de maio, das 9h às 14h.

     O evento conta com 50 pessoas envolvidas entre fisioterapeutas, professores de educação física, terapeutas ocupacionais e voluntários. A equipe proporciona diversas atividades como, por exemplo banho de mar assistido, vôlei sentado, frescobol adaptado, surf adaptado, SUP adaptado e a piscina infantil.

     Segundo o coordenador do projeto, Ricardo Gonzalez, um dos maiores desafios desta temporada foi alterar o que já estava previsto para ser colocado em prática. “Em dezembro, a nossa carreta, que guardava parte dos equipamentos, foi roubada. Com isso, tivemos que remanejar tudo e retirar uma atividade que já era conhecida pelo público, a handbike. A partir das modificações, doações de apoiadores e amigos e, com patrocínio da Michelin, continuamos garantindo o lazer aos usuários que dependem dessa estrutura para frequentar a praia e se socializarem, pois aguardam ansiosos pela chegada do verão”, afirma.

     O Praia Para Todos já contemplou cerca de 8,5 mil pessoas diretamente e em 2019, envolveu 5,4 mil pessoas entre profissionais, usuários e visitantes. Segundo Gonzales, um dos objetivos é quebrar paradigmas de que uma pessoa com deficiência não pode frequentar a praia. “Precisamos alertar a sociedade sobre a acessibilidade. Se até a praia, que era um ambiente difícil para esse público, tornou-se acessível, outros lugares e setores precisam ser”. finaliza.

Serviço:

Dias e Horários: sábados e domingos,das 9h às 14h, até 31 de maio

Local: Praia de Copacabana. em frente à Rua Júlio de Castilhos – Copacabana

Informações: (21) 3904-2614