A Rede Sem Fronteiras, entidade cultural que desenvolve e divulga a cultura brasileira e lusófona em mais de 20 países do mundo, está presente na 90ª Feira do Livro de Lisboa, que acontece até 13 de setembro na capital portuguesa. Através de um estande, estão sendo apresentadas obras de 60 autores, sendo a maioria deles do Brasil. Entre eles, estão grandes líderes, como presidentes de respeitáveis academias e associações culturais.

A presidente da Rede Sem Fronteiras, Dyandreia Valverde Portugal, que hoje reside em Portugal, relata: “Todo o processo para fazermos parte da feira este ano já estava pronto quando a pandemia foi decretada. Tínhamos a confirmação presencial de mais da metade dos escritores inscritos, com passagens compradas. Devido à crise, paralisamos tudo e ficamos na expectativa da organização cancelar a feira, porém a data foi só adiada. O quadro da crise em Portugal é muito diferente que no Brasil, portanto, os organizadores se sentiram confiantes e resolveram realizá-la ainda este ano. Para minimizarmos a decepção e os investimentos dos escritores, resolvemos manter o estande, em menor tamanho, de forma mais modesta, mas, ainda assim, estarmos presentes para expor as obras inscritas dos escritores ausentes, de forma criteriosa e responsável. Com essa nova realidade, as sessões de autógrafos foram canceladas. No entanto, temos o prazer e a honra em representá-los e apresentar suas obras para os editores e leitores portugueses.”

Apesar da ausência física dos brasileiros, a Rede Sem Fronteiras manteve para a ocasião o lançamento oficial da Coletânea Sem Fronteiras pelo Mundo… Vol. 5, que conta com as produções de mais de 100 coautores e o prefácio da presidente da União Brasileira de Escritores, Marcia Barroca. Além disso, lança oficialmente também a Editora Portuguesa Letras Graciosas, que funcionará como ponte direta para o Brasil, desenvolvendo projetos literários em terras lusitanas.

Para mais informações sobre a Rede Sem Fronteiras ou para solicitar os regulamentos para a participação da Feira do Livro de Lisboa de 2021 (presencialmente ou se fazendo representar) ou para os regulamentos de uma das coletâneas e eventos, contate o e-mail: contato@redesemfronteiras.com.br.