Devido a atual pandemia causada pelo Covid-19, a maioria das pessoas está cumprindo a quarentena em casa e diversas que estão acostumadas à prática de exercício, seja em academias ou em locais ao ar livre não estão podendo treinar dessa maneira. Mas, a SELFIT Academias está realizando vídeos online para incentivar a prática de exercícios dentro de casa sem o auxílio de equipamentos.

Antes de iniciar as atividades físicas, costuma ser proposto um aquecimento específico. No caso do alongamento, ele pode estar presente tanto antes como depois. Posterior ao treino é aconselhado fazer um pós-treino, conhecido como volta acalma que podem ser alongamentos específicos e exercícios respiratórios, responsável pelo processo de resfriamento do corpo. Os treinos que mais estão sendo difundidos envolvem circuitos com o peso corporal e têm duração de pelo menos 30 minutos, com exercícios como polichinelos, flexões de braço, agachamentos e abdominais.

Segundo o instrutor de musculação da SELFIT, Robson Levy, esse período de quarentena acaba reforçando um comportamento sedentário do ser humano. Além dessa postura, a prática do exercício físico é fundamental para o sistema imunológico. Outro ponto destacado por ele é a melhoria da ansiedade e do estresse, que, para muitos, esse período acaba gerando. “No atual cenário, a ansiedade e o estresse vão ganhando espaço, porém a vida ativa através dos exercícios físicos será benéfica no combate à ansiedade, estresse e depressão. O exercício traz consigo uma sensação de bem-estar, proveniente da liberação de endorfina e serotonina”- finaliza.