Desde o meio de maio, algumas pias foram distribuídas por pontos da cidade, visando permitir que a população em situação de rua possa higienizar suas mãos e, assim, minimizar o risco de contágio pela COVID-19. Trata-se de uma iniciativa do projeto social Banho da Alegria, que já instalou 102 unidades e possui mais 25 em produção.

A ação, chamada “Pia do Bem”, foi desenvolvida com base no mapeamento da concentração dos usuários em potencial e foi bem recebida por estes grupos: “Há fotos de lugares onde eles customizaram as pias, pintaram, fizeram bonequinho do coronavírus”, aponta a idealizadora Ana Paula Rios, que continua: “Em algumas, eles botaram um tapetinho embaixo, para proteger a madeira. Já fizeram também algumas lixeiras diferentes”.

Por ser um proposta de colaboração coletiva, são necessárias doações para que as pias continuem funcionando. Além disso, muitas unidades tornam-se incumbências de padrinhos, que se tornam os responsáveis em garantir que elas sempre estejam guarnecidas com sabão e papel para enxugar as mãos: “Eles podem ajudar no abastecimento, recebendo doações ou até identificando o melhor posicionamento. Às vezes, a pia está perto de uma praça e o padrinho vai lá, conversa com os comerciantes, vê qual a possibilidade e aproxima mais das lojas”, comenta. 

Enquanto novas vagas para padrinhos não são abertas, o que deve acontecer em breve, demais voluntários informam à equipe do Banho da Alegria sofre o funcionamento de cada equipamento: “As pessoas conhecidas passam pela rua e marcam a gente nos posts, onde falam ‘Vim aqui abastecer essa’ ou ‘vim ao mercado e encontrei uma que está limpinha’”, comemora Ana Paula. Outras ajudas vieram através de uma vaquinha, já encerrada, onde o grupo levantou verba para mais duas unidades.

É previsto, ainda, que a ideia se multiplique, já que na medida em que mais pias estão sendo recebidas pela idealizadora, elas estão sendo doadas a outros projetos que também colaborarão com a causa. “Eles estão se organizando, fazendo rifas e pedindo apoio aos comerciantes”, finaliza. Mais informações podem ser obtidas no Instagram @banhodaalegria.