A Prefeitura do Rio inaugura, dia 15 de março, uma unidade de saúde veterinária no Flamengo. No endereço, serão realizados atendimentos clínicos e cirurgias de castração gratuitamente. O espaço ficará dentro do Centro Universitário Univeritas e já no primeiro dia, distribuirá senhas para cirurgias.

“A unidade do Flamengo é resultado de termo de cooperação da Prefeitura com o Instituto Ser. Iremos fornecer o corpo médico e o instituto fornecerá a estrutura da unidade. Estamos muito felizes com essa parceria, a Zona Sul estava precisando desta unidade. Quando oferecemos a castração gratuitamente nós estamos combatendo também o abandono”, observa o subsecretário de Bem-Estar Animal, Roberto de Paula.

Para marcar a inauguração, serão oferecidas palestras educativas sobre bem estar animal, importância da castração e guarda responsável. Elas acontecem a partir das 9h, mas desde as 7h, as 720 senhas para agendamento de cirurgias (192 para cadelas, 96 para cães, 240 para gatas e 192 para gatos) já poderão ser pegas. Não há necessidade de levar os bichos nessa data, apenas na marcada para o procedimento. Cada pessoa poderá pegar apenas uma senha por CPF e é necessário que ser maior de 18 anos, residente do município do Rio de Janeiro e portar original e cópia do RG, do CPF e do comprovante de residência de titularidade própria (não são aceitos em nome de terceiros). Em relação aos atendimentos clínicos, haverá 30 consultas por dia. As senhas serão distribuídas de segunda a sexta, sendo 15 entregue às 8h e mais 15h, às 13.

A Subsecretaria de Bem-Estar Animal ainda conta com mais quatro unidades com serviços semelhantes gratuitos. Elas ficam em Bonsucesso (Avenida Brasil, esquina com Rua Teixeira Ribeiro), no Engenho de Dentro (Rua Dois de Fevereiro), em Guaratiba (Estrada do Mato Alto, 5.620) e em Campo Grande (Estrada do Tingui, s/n). Nelas, ss atendimentos clínicos são feitos por ordem de chegada e o agendamento das cirurgias através do site prefeitura.rio/web/subem/agendamento. O espaço do do Flamengo situa-se na Rua Marquês de Abrantes, 55.