
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) é um espaço artístico e cultural com salas de exposições, teatros, cinema, auditório e um museu com acervo permanente. Trata-se de uma dos locais mais completos para os visitantes admirarem diversos tipos de arte.
A instituição foi inaugurada em 1989 como parte do projeto Corredor Cultural, que visava reaproveitar a parte antiga do Centro. Construído em estilo clássico entre 1880 e 1906, o imóvel tinha apenas dois andares e era o endereço da Associação Comercial do Rio de Janeiro. O Banco do Brasil adquiriu o prédio em 1922 e iniciou suas operações ali quatro anos mais tarde. Os outros três andares foram adicionados em uma reforma (o sexto foi construído posteriorente), realizada em 1934, que alterou também a fachada do edifício.
No final da década de 1980, foi decidida a preservação da endereço, que foi transformada em centro cultural pelo banco. Durante três anos, a estrutura, de 17 mil metros quadrados, recebeu obras de restauração e adaptação, que transformaram a antiga edificação em um espaço multimídia e em um fórum de debates.
Os visitantes podem conhecer vasta programação rica em cultura, que varia a cada dois meses. Atualmente, o CCBB possui dois cinemas, três teatros e quase 2 mil metros quadrados de área para exposições. Nos espaços, são realizadas atividades nas áreas de música, teatro, cinema e artes visuais. Com exceção das peças e das exibições, todas as atividades são gratuitas. O calendário delas pode ser conferido no site da instituição.
Fonte:
SEARA, Berenice. Guia de roteiros do Rio Antigo. Rio de Janeiro: Infoglobo Comunicações Ltda, 2004. 205 páginas.
Kommentarer