(publicada na edição 453)
Para muitos brasileiros, visitar a Flórida significa “tour de compras em Miami e Orlando”. O que muitos desconhecem é que o estado oferece muitas outras atrações. Fica nele a mais antiga cidade norte-americana: Saint Augustine. Por esse motivo, os roteiros pela chamada Costa Histórica abrangem, além de muitas praias, atrações que remetem ao período da colonização, transformando a viagem em um passeio cultural.
É exatamente em Saint Augustine que, de acordo com pesquisas arqueológicas, fica o local onde situava-se o primeiro povoado europeu na região, explorada desde 1513 e ocupada a partir de 1565. Hoje, em seu lugar, há o “Fountain of Youth Archaeological Park”, batizado em homenagem ao explorador espanhol Ponce de Leon e sua lendária busca pela fonte da juventude. O passeio, guiado, é inteiramente teatralizado e conta a história da região. Dentro dele, há uma réplica da capela de “Mission of Nombre de Dios”, que seria o berço do Cristianismo no país e local da primeira missa no país.
O Castillo de San Marcos é outro lugar antigo que merece ser prestigiado. Trata-se de uma antiga fortaleza maçônica erguida no século XVII para proteger o território dos invasores britânicos. O espaço, desativada desde 1933 e aberta para visitação. A conservação da estrutura, preservada como se fosse nova, costuma agradar os turistas, que se encantam também as explicações dos guias. A ida é imperdível para quem deseja entender a ocupação da área.
Outras atrações também agradam toda a família. Que tal subir os 219 degraus do farol de Saint Augustine? O passeio pode até exigir algum esforço, mas, no alto, não há como se arrepender ao vislumbrar a belíssima vista das praias da região – elas são totalmente indicadas para a hora de. No passeio, os visitantes também conhecem a vida da família que, por muitos anos, tomou conta da construção vivendo em uma pequena casa próxima. No mesmo lugar, funciona o “Maritime Museum”, cujo acervo é composto de materiais utilizados no local durante determinado período.
Para os amantes de animais, Saint Augustine também reserva passeios. Na “Marineland Dolphin Adventure”. Anteriormente, era um local onde eram oferecidos shows com golfinhos; hoje, trata-se de um centro de ensino e pesquisa relacionada à conservação e à reabilitação desses animais. Além do ingresso, pode-se reservar também algum programa de interação com eles – que tal nadar com alguns durante uma hora inteira? Já no “Alligator Farm and Zoological Park”, pode-se passar de tirolesa por cima dos jacarés e crocodilos, o que é uma experiência única. O espaço apresenta ao público apenas répteis das mais variadas espécies. Os visitantes costumam se surpreender ao descobrirem que existem tantos diferentes!
Em sua próxima viagem à Flórida, visite Saint Augustine. Certamente o destino irá te surpreender!
Comentários