Histórico de capturas da Colônia de Pescadores Z13 ao longo do século vira livro
- Mauro Franco
- 4 de abr.
- 2 min de leitura

A Colônia de Pescadores Z13, que completou 100 anos em 2023, ganhou um livro que registra seu histórico de capturas. “Rede de saberes: um século de capturas na Colônia de Pescadores Artesanais de Copacabana (Z-13)” visa deixar documentado as espécies que habitam a região, além de descrever também o passado da instituição e a ocupação daquele território. A produção está sendo distribuída em bibliotecas de instituições de ensino, a fim de ser usada para consulta.
“O centenário impulsionou o livro”, reconhece o presidente da instituição, Manoel Rebouças, que assina como coautor. “A comemoração incentivou patrocínios, o que era difícil por ser algo que está sendo produzido para não ser comercializado. Não é um título que estará nas livrarias”. O apoio financeiro partiu da Universidade Federal Fluminense (UFF), viabilizando a produção, desenvolvida em parceria com esse centro acadêmico e o Museu Nacional.
Este espaço de pesquisa, por sua vez, tem em seu acervo algumas das espécies capturadas pela colônia ao longo do século – a coleção resistiu ao incêndio, uma vez que estava armazenada em uma área que não foi atingida pelo fogo. “Algumas são raras por aqui, como o tarpão. Outras não estavam catalogadas como coletadas pela Z13”, descreve Rebouças, palpitando sobre a importância da publicação:
“Ela servirá, principalmente, para as próximas gerações. É um documento. Ninguém sabe como estará esse lugar em 100 anos, mas o livro estará nas mãos de alguém, que poderá saber quantas espécies existiram aqui. Algumas são bastante emblemáticas porque não crescem muito, ou não têm valor comercial. Não podemos prever nem como estará o território da colônia com a evolução imobiliária e as possíveis mudanças no volume de pessoas”, analisa.
Seu receio em relação ao futuro da memória da colônia é justificado: “A diminuição do número de pescadores é um fato, não apenas aqui. Há outros lugares sendo tomados por empreendimentos que expulsaram a comunidade pesqueira, que chegou primeiro”, aponta, mencionando outros exemplos que lhe preocupam: “Em alguns lugares, como na Lagoa de Jacarepaguá, a poluição e o assoreamento estão acabando com a fartura”.
“Rede de saberes: um século de capturas na Colônia de Pescadores Artesanais de Copacabana (Z-13)” está sendo distribuído a bibliotecas de universidades e escolas do estado do Rio de Janeiro.
Commenti